POLISSEMIA[1]:
Entre Português e Matemática
2º ano
outubro/2012
A ideia de trabalhar com vocábulos comuns às áreas de Língua Portuguesa e de Matemática surge da observação, feita por alunos do 2º ano do E.M, de que uma mesma forma vocabular pertence a diferentes áreas do conhecimento. Com base na percepção desses alunos, buscou-se um caminho para que fossem além desse simples reconhecimento.
Pensou-se em um trabalho em que eles pudessem demonstrar e aprofundar o estudo da polissemia a partir dos termos elipse, hipérbole, paralelismo e parábola. Ainda que necessária, a simples pesquisa levá-los-ia apenas à busca da definição de termos afins. Por isso esse foi o primeiro, e necessário, passo para depois poder lançá-los ao desafio: criar textos (verbais e não verbais), onde se pudesse, de maneira lúdica (ou não), mostrar o domínio sobre conceitos de áreas tão distintas.
Embora a essência de todo o trabalho tenha sido orientada por características como humor e diversão, devidamente fundamentados em domínio de conteúdo, a produção pautou-se, principalmente, pela liberdade de expressão.
Os nossos designers apresentaram, como trabalho final, diferentes formas de expressão, em especial, caligramas, histórias em quadrinhos e tiras – ricos em ambiguidades por polissemia.
Profa. Maria Luiza de Sousa Teixeira
mteixeira@csj.g12.br
Polissemia - Premiação (fevereiro/2013)