Projeto "Alimentação e Saúde"
1º ano
novembro/2012
Público-alvo:
Alunos do primeiro ano do Ensino
Médio
Professores envolvidos:
Cesar Augusto Bochi (cbochi@csj.g12.br)
Elisete Filomena Ferraresi dos Reis (ereis@csj.g12.br)
Célia Regina Chiacchio Egea (cegea@csj.g12.br)
Cesar Augusto Corradi (ccorradi@csj.g12.br)
Nutricionista:
Soraia
Jardineti
(soraiajg@hotmail.com)
O presente projeto visou mostrar aos alunos que uma alimentação saudável, com vistas à realização de esforço físico, é benéfica.
Os alunos foram divididos em dois grupos. Um, considerado controle, continuou com a alimentação que já vinha realizando. A outra parcela dos discentes propôs-se à ingestão de maior quantidade de frutos e verduras durante o período de avaliação, que durou 15 dias consecutivos. A disciplina de Educação Física realizou exercícios físicos anteriormente e posteriormente à dieta proposta. Os resultados foram analisados e mostraram que a maioria dos alunos, que se alimentaram de vegetais, teve um rendimento nos exercícios físicos melhor do que o grupo controle. Os dados obtidos foram discutidos por disciplinas. Educação Física e Biologia estudaram as diversas vias metabólicas que os alimentos passam pelas células. Além do mais, foram observadas algumas composições químicas alimentares.
Química analisou as estruturas moleculares das substâncias importantes na constituição dos alimentos saudáveis. Foram estudadas também moléculas fundamentais no metabolismo das células quando o organismo está em exercício físico extenuante.
Os alunos receberam informações nutricionais da nutricionista e realizaram diversos exercícios físicos propostos.
Foram construídas fórmulas espaciais dos compostos pesquisados. Eles trabalharam em grupos no laboratório de Química aplicando os conhecimentos adquiridos acerca das ligações químicas e da localização dos elementos na Tabela Periódica. As montagens espaciais foram registradas.
CONCLUSÃO
Esse trabalho teve como escopo informar que quando se pratica uma alimentação saudável associada a exercícios físicos, deve-se ter conhecimentos das suas composições e reações químicas para o bom funcionamento do corpo e assim melhorar sua performance física garantindo a homeostase.
COMO CONCLUSÃO OS ALUNOS DEVERIAM ELABORAR UM RELATÓRIO FINAL
ATIVIDADE FÍSICA
A
tarefa proposta consiste em realizar exercícios físicos que a Organização
Mundial de Saúde (OMS) recomenda: exercícios aeróbios, exercícios de força
e alongamentos, baseados no texto Corpo e saúde (princípios
do treinamento físico), aliados à ingestão de alto índice glicêmico (AIG) e, após uma semana,
repetição das atividades com baixo índice glicêmico (BIG). Os resultados
serão tabelados segundo escala de Borg.
Escala de Borg |
|
Intensidade |
|
0 |
Nenhuma |
0,5 |
Muito, muito leve |
1 |
Muito leve |
2 |
Leve |
3 |
Moderada |
4 |
Pouco intensa |
5 |
Intensa |
6 |
Intensa |
7 |
Muito intensa |
8 |
Muito intensa |
9 |
Muito, muito intensa |
10 |
Máxima |
01 - Baseado na escala de Borg, classifique seu desempenho?
02 - Após uma semana de alimentação mais saudável e atividade física regular, quais os resultados e as conclusões?
03 - Quando foram construídas as fórmulas estruturais dos compostos, usaram-se modelos em massa. Que famílias da Tabela Periódica representam os modelos que contêm um, dois, três e quatro orifícios? Como se diferencia o hidrogênio do restante dos modelos?
04 - Nas construções das fórmulas estruturais, algumas apresentaram cadeias cíclicas. Quais são elas? Qual o nome dado à cadeia que contém 6 átomos de carbono e 6 átomos de hidrogênio, separados por ligações duplas e simples?
05 - Como se explica a dor na musculatura após exercícios extenuantes?
06 - Qual é a reserva energética da musculatura esquelética.