Projeto "São Paulo Cultural 2"

ano

outubro/2010

 

Disciplinas envolvidas
Geografia – Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo
- jzanuzzo@csj.g12.br
Ciências – Profª.
Vera Regina de Oliveira - voliveira@csj.g12.br

Coordenação
Mara Cristina B. S. Freitas -
mfreitas@csj.g12.br

 

No projeto São Paulo 2, os acervos, os espaços e as mostras temporárias dos museus e centros de cultura são as fontes de pesquisa e de descoberta dos alunos, que aí encontram motivos para novos programas escolares.

A visitação às áreas culturais, científicas e históricas proporciona aos alunos novas situações instigadoras de aprendizagem, pela oportunidade de ampliar seus conhecimentos. O acesso às obras de arte, aos artefatos e aos documentos artísticos e culturais possibilita uma experiência sensível a cada aluno pelo prazer do diálogo com a arte e a cultura e sua comunicação no cotidiano da escola, além da aquisição de novos domínios curriculares.

O objetivo, também, é demonstrar a importância das instituições culturais na preservação e divulgação do objeto artístico, discutindo e ajudando, assim, a compreender que museus são lugares de pesquisa e ampliação de conhecimento e que, portanto, têm uma intencionalidade.

Outro foco desse projeto é apurar o olhar dos alunos sobre a natureza. A visita às instituições ambientais permite que o aluno amplie e aprofunde as possibilidades de aprendizagem, pois irá refletir sobre a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

 

 

 

Fotos