Projeto "Máscaras"

                  8º e 9º anos

setembro-novembro/2010

 

A Máscara é um artefato que representa uma face ou parte dela, usada no rosto em várias ocasiões. Originalmente teve função sagrada e sua confecção constituiu grande estímulo à atividade artística dos povos primitivos.

Na Grécia, ela era utilizada para disfarce de personagens de teatro e também servia de “escudo” moral quando críticas eram feitas para denunciar acontecimentos ou fatos numa comunidade.

Também foi utilizada durante rituais e festividades durante o Império Romano.

Na Idade Média, as máscaras quase desapareceram, porém nas cidades de Veneza, Turim, Nice e Roma, tornaram a surgir em festas da mais alta nobreza. Todas as máscaras, juntamente com alegria, luzes, fogos e música faziam o povo delirar.

Durante os séculos XIV e XV as máscaras adornavam cada rosto durante os bailes da corte francesa e, em Veneza, seu uso tornou-se um hábito diário em homens, mulheres e crianças. Tudo isso levou o Doge a proibir o seu uso, uma vez que muitos assassinos se escondiam atrás de tal disfarce. Seu uso ficou então restrito ao Carnaval.

Com o objetivo de localizarmos e estudarmos as máscaras e suas diversas aplicações no tempo e na história, todos os alunos de 8º e 9º anos se envolveram num projeto que fez com que cada um usasse suas habilidades para fazer no rosto do colega a moldagem das máscaras, para depois, após a secagem, aplicarem massa corrida. Depois de secas, foram lixadas e decoradas.

De tudo que fizemos, além da parte artística, o que mais valeu a pena foi podermos lançar em cada um a semente do CUIDADO, desde o momento da aplicação do gesso no rosto do colega pôde-se comprovar o zelo e a delicadeza no manuseio dos materiais de modo que não fossem feitas agressões em cada rosto.

Tudo foi feito passo a passo e significativo para o professor e para o aluno...

Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br

 

 Fotos