Projeto "Redescobrindo a História Regional: A malária na Região Noroeste de São Paulo"

ano

junho/2010

 

 

 

Redescobrindo a História Regional: A malária na Região Noroeste de São Paulo

 

Profs. Luís Gustavo da Conceição Galego, Vera Regina de Oliveira e Gláucia Cristina Rodrigues Gomes

Coordenação: Mara Cristina Bruno S. Freitas

 

Disciplinas: Ciências e História

Série: 7º Ano do Ensino Fundamental

 

 

JUSTIFICATIVAS

            O estudo da história regional oferece uma oportunidade única para que sejam reconstruídos fatos do passado, sugeridas pistas e estabelecidas relações com os fatos do presente, além de permitir aos alunos reconstruir paisagens do cotidiano que muitas vezes passam despercebidas por eles (HÖFLING, 2003). Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais de História para o Ensino Fundamental (5º a 9º Anos) propõem que alguns dos objetivos do ensino dessa disciplina compreendem:

“identificar relações sociais no seu próprio grupo de convívio, na localidade, na região e no país, e outras manifestações estabelecidas em outros tempos e espaços;  situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos; reconhecer que o conhecimento histórico é parte de um conhecimento interdisciplinar; compreender que as histórias individuais são partes integrantes de histórias coletivas; dominar procedimentos de pesquisa escolar e de produção de texto, aprendendo a observar e colher informações de diferentes paisagens e registros escritos, iconográficos, sonoros e materiais; valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos” (BRASIL, 1998a, p.43).

 

Um bom modelo para se estudar a história local são as epidemias, que podem transformar de maneira significativa os rumos históricos de uma determinada localidade. As epidemias geraram, ao longo da história, diferentes impactos e, com eles, percepções diversas sobre suas causas. Czeresnia (1997) descreve historicamente as diferentes dimensões na percepção das epidemias, utilizando em seu relato, tanto documentos históricos como descrições obtidas a partir de obras literárias, o que demonstra a importância das epidemias na constituição das sociedades.

A região noroeste de São Paulo foi e é foco de diversas epidemias. Atualmente, a epidemia de dengue constitui um dos principais problemas de saúde pública (CHIARAVALLOTI NETO et al., 2007), porém outras epidemias provocaram desastres expressivos na constituição urbana da região. Dentre elas, destaca-se à de malária que acometeu a região na metade do século passado (SCANDAR et al., 2005), que teve como agravante a crise do café ocorrida em meados do século XX, e que foi um fator decisivo para o abandono de diversos lugarejos pela população em busca de emprego e melhores condições de vida (Arquivo Público do Estado de São Paulo, 1929).

A questão das epidemias aparece também nas Propostas Curriculares de Ciências (BRASIL, 1998b, p. 33), quando nos objetivos gerais para essa disciplina propõe-se “a necessidade de se compreender a natureza como um todo dinâmico e o ser humano, em sociedade, como agente de transformações do mundo em que vive, em relação essencial com os demais seres vivos e outros componentes do ambiente”, bem como “compreender a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem ser promovidos pela ação de diferentes agentes”.

 

OBJETIVOS

1) Resgatar a história regional, recuperando os fatos a partir de relatos de moradores e ex-moradores de Japurá (Tabapuã, SP) e Monte Belo e Nova Itapirema (Nova Aliança, SP);

2) Refletir sobre o papel das epidemias nas transformações históricas de uma localidade;

3) Discutir os entraves econômicos que as monoculturas podem originar a um país;

4) Analisar as conseqüências que a degradação ambiental em prol de uma atividade econômica pode produzir para as populações que vivem naquele ambiente;

5) Confrontar a atual situação da cana-de-açúcar com àquela ocorrida durante o período áureo do café.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desenvolvidos para que os objetivos fossem alcançados compreenderam o estudo do conceito de epidemias em seu aspecto global e local, além dos aspectos etiológicos e epidemiológicos da malária, e o impacto dessa doença na região noroeste de São Paulo. Além disso, a importância dos relatos orais, coletados a partir das histórias narradas por moradores das localidades, e dos vestígios antropológicos, como o cemitério abandonado de Monte Belo e estação ferroviária sem trilhos de Japurá, foi discutida e desenvolvida com os alunos. Além disso, o impacto das monoculturas na economia e na degradação ambiental também foi foco dos conteúdos curriculares desenvolvidos neste projeto pedagógico.

 

METODOLOGIA

1) Visita dos professores a Japurá, Nova Itapirema e Monte Belo para levantar as possíveis abordagens do projeto além de solicitar autorização para os alunos poderem visitar as áreas privadas dos vilarejos;

2) Proposição de questões, pelos professores, que incitassem os alunos a refletir sobre os vilarejos e as prováveis causas de seu declínio;

3) Pesquisa, na Internet, de informações históricas sobre os vilarejos de Japurá e Monte Belo, bem como sobre a epidemia de malária que acometeu a região noroeste no início do século XX e sobre o ciclo do café, importante gatilho econômico para a degradação dos vilarejos;

4) Elaboração de um blog, no qual os alunos postaram, em duplas, as pesquisas realizadas antes das visitas e os materiais e informações coletadas durante a incursão aos vilarejos;

5) Visita dos alunos aos vilarejos, nos quais eles registraram depoimentos de moradores, imagens, emoções e percepções dos locais;

6) Fechamento do blog;

7) Elaboração de um livro (em andamento) com o registro das informações históricas coletadas pelos alunos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos foi realizada em várias etapas do projeto. O envolvimento deles na construção do blog, no preparo das entrevistas que foram realizadas com os moradores e na produção textual e visual que realizaram. Além disso, as respostas dadas por eles em avaliações formais (provas escritas) também foram utilizadas como instrumentos de avaliação da aprendizagem dos conceitos sugeridos, bem como de alcance dos objetivos. Em todos os casos, os resultados foram altamente favoráveis.

O trabalho docente, por sua vez, pode ser avaliado não só pelos resultados favoráveis obtidos pelos alunos, mas também pelo reconhecimento das comunidades envolvidas e da imprensa local, que culminou em uma entrevista dos professores para um jornal local.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, 1929. Conseqüências da Crise do Café: graves ocorrências na zona noroeste. Disponível em: <http://memoria.fundap.sp.gov.br/memoriapaulista/publicacao/crise-de-1929/consequen cias-da-crise-do-cafe-graves-occorencias-na-zona-noroeste>, acesso em 20/06/2010.

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – História. Brasília: MEC/SEF, 1998a, 108p.

 

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências. Brasília: MEC/SEF, 1998b, 138p.

 

CHIARAVALLOTI NETO, F.; BAGLINI, V.; CESARINO, M. B.; FAVARO, E. A.; MONDINI, A.; FERREIRA, A. A.; DIBO, M. R.; BARBOSA, A.C.; FERRAZ, A. A. O programa de controle do dengue em São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil: dificuldades para a atuação dos agentes e adesão da população. Rio de Janeiro, Cad. De Saúde Pública, v. 23, n. 7, 1656-1664, 2007.

 

CZERESNIA, D. Do contágio à transmissão: uma mudança na estrutura perceptiva de apreensão da epidemia. Manguinhos, História, Ciências e Saúde, v. IV, n. I, p. 75-94, 1997.

 

HÖFLING, Maria Arlete Zülzke. As páginas de história. Campinas: Cad. Cedes, v. 23, n.60, p179-188, 2003.

 

Scandar, S. A. S.; Cardoso-Junior, R.P.; Silva, R.A.; Preto, R.C.R.M.; Papa, M. D. Malaria na região de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, Brasil. Rev Soc Brás Med Trop, v. 38, p. 394, 2005

 

 

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