Projeto "Hidrovia Tietê-Paraná:  Nova Avanhandava (Buritama)"

ano

novembro/2010

 

Disciplinas envolvidas: Geografia e Ciências. 

Ciências:

Vera Regina de Oliveira
voliveira@csj.g12.br


Geografia:

Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br

Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jzanuzzo@csj.g12.br

Coordenação:
Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br

JUSTIFICATIVA

       O complexo de barragens do rio Tietê é composto por 6 barragens e 8 eclusas, sendo que a seqüência delas são: Barra Bonita (primeira em funcionamento da América do Sul; só não é a primeira da América Latina, devido ao Canal do Panamá (primeira barragem no sentido em que o rio corre), Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava (2 eclusas e desnível total máximo de 34,60 m) e Três Irmãos (2 eclusas e desnível total máximo de 49,8 m).

       No rio Paraná, há a operação de 4 barragens: Ilha Solteira, Jupiá, Porto Primavera e Itaipu, sendo que somente Jupiá e Porto Primavera possuem Eclusa.

       Dentro desse contexto o projeto tem como objetivo voltar o olhar do aluno para compreender que a excelente localização geográfica da Hidrovia Tietê-Paraná faz com que a mesma desponte como o principal fator de industrialização e desenvolvimento do turismo, no interior paulista, e também contribui para o reordenamento da matriz de transportes da região centro-oeste, permitindo, em larga escala, a multimodalidade com grande ganho de competitividade para os produtos brasileiros, além de perceber que o turismo fluvial constitui uma atividade emergente, com tendência de crescimento, devendo eclodir com força nos próximos anos.

        Na região navegável do rio Tietê e do rio Piracicaba, dentro do Estado de São Paulo, encontram-se algumas cidades com capacidade para negócios em geral e turismo, sendo elas: Botucatu, Piracicaba, Águas de São Pedro, Barra Bonita,  Jaú, Bauru, Ibitinga, Novo Horizonte, Salles, Adolfo, Promissão, Penápolis, São José do Rio Preto, Barbosa, Birigui, Buritama, Araçatuba, Pereira Barreto, entre outras.

      Poderão verificar também que outra vantagem das hidrovias é que elas são o meio de transporte de menor impacto ambiental em termos globais com a preservação dos combustíveis fósseis, por exemplo, e, em termos locais, uma vez que a navegação é um sistema de transporte privilegiado, comparado a outros, com relação ao meio ambiente físico e biótico, por ser de infra-estrutura natural.

       As hidrovias em rios naturais não secionam qualquer ecossistema, uma vez que o rio ou o lago natural faz parte de ecossistemas mais amplos com total integração entre margem e água, que ocorre com a perfeição do desenvolvimento da escala milenar da natureza.

 

Fotos - câmera 1

 

Fotos - câmera 2