Projeto "
A Escola no Cinema"

Cinema como memória do passado: relembrando e/ou conhecendo mitos.

O Príncipe dos Ladrões

ano

junho/2010

 

Robin Hood é um herói, um fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres, nos tempos de Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra, que o nomeia cavaleiro em meio as Cruzadas e ao Renascimento Comercial e Urbano

Prestes a perder suas terras e a beira da falência, os nobres lutam para assegurar suas propriedades diante da cobrança excessiva dos impostos.

Diante da injustiça que ocorre com sua família, Robin Hood resolve morar na floresta Sherwood, Inglaterra, para lutar pelos pobres contra as injustiças cometidas pelo Estado. Solidários ao mesmo sentimento de Robin, inúmeras pessoas começam a juntar-se na floresta de Sherwood  até formarem um exército disposto a lutar até a morte, liderados pelo Príncipe dos Ladrões, percorrendo os  vilarejos,  libertando as pessoas da opressão e distribuindo esperança de que dias melhores estão por vir.

Herói romântico e justo, esperado por todas as civilizações que sonham com o fim da opressão e da desigualdade e o terror dos poderosos que encontram  em  Robin alguém capaz de lhes fazer temer e repensar suas atitudes.

O contexto  histórico  de Robin se passa na Idade Média, cheio de  castelos medievais, florestas e lutas de espadas.

Uma das primeiras referências a tal personagem é o poema épico Piers Plowman, escrito por William Langand em 1377. A compilação Gesta de Robin Hood, de 1400, sugere que as histórias que compõem a lenda circulavam muitos anos antes.

Aliada a essa proposta, A Campanha da Fraternidade de 2010 “Economia e Vida” propõe uma reflexão sobre as desigualdades sociais sedimentadas ao longo da história.  Não se espera o aparecimento de um Hobin Hood,  mas uma ação dos cidadãos para reduzir as desigualdades, em busca de uma vida digna para todos. Conhecer a história de Hobin Hood é uma forma de entender que a luta contra a pobreza e a miséria só será minimizada com a ação coletiva e não individual

Objetivos

Discutir obras épicas na literatura e no cinema  mostrando que histórias como a de Robin Hood  podem estar vivas na memória da pessoas até os dias atuais.

Fazer uma comparação com outros países e épocas, mostrando que  o surgimento  ou a construção de mitos  é mais comum  que imaginamos.

Contrapor fontes históricas e analisar o contexto político em que aparecem os mitos.

Questionar a ação do herói é fundamental para entender o contexto histórico em que viveram.

Visualizar, através das fotografias do cinema, o cenário medieval com sua arquitetura e vestimenta.

Fazer um estudo comparativo entre a temática do filme e da Campanha da Fraternidade de 2010

 

Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes
ggomes@csj.g12.br

Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br

 

Galeria de fotografias