Projeto

"Análise Geográfica, Ambiental e Turística no Bosque Municipal de São José do Rio Preto"

ano

outubro/2010

 

 

Áreas envolvidas: Geografia e Informática

Profª. Responsável: Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)

Profª. Informática: Paula Fernanda Prette Charaf Bdine (pbdine@csj.g12.br)

Coordenação: Mara Cristina B. S. Freitas (mfreitas@csj.g12.br)

Justificativa:

O turismo sustentável não é somente proteção ao meio ambiente, ele está ligado à viabilidade econômica  a longo prazo e à justiça social. O progresso em direção às formas mais sustentáveis de turismo dependerá muito mais das atividades e das atitudes dos turistas do que ações de órgãos públicos.

No Turismo Sustentável, a própria comunidade constrói e organiza espaços de recepção de turistas, além de atividades culturais e outros eventos. Partindo da base que a atividade turística se insere num âmbito mais amplo de Desenvolvimento Sustentável, entendemos o turismo não como um fim, mas antes como um instrumento para um desenvolvimento mais harmonioso das sociedades que compatibiliza o desenvolvimento do turismo com o respeito e a preservação dos recursos naturais, culturais e sociais, e que favoreça a redução das tensões entre a indústria turística, os visitantes, os anfitriões e o ambiente.

O Bosque Municipal constitui um espaço que pode possuir excelente qualidade, controlando o impacto sobre o ambiente natural e cultural local, contemplando as ações voltadas para o  turismo através do resgate, valorização da cultura, dos recursos naturais e patrimoniais, com a participação da população.

O presente projeto teve por objetivo fazer uma análise geográfica local e ambiental, bem como trabalhar conceitos de turismo sustentável, já que se trata de uma área de lazer da comunidade, e ainda levar o educando a refletir sobre o seu papel de cidadão co-responsável pelo local onde vive.

 

 

 


Fotos

 

 

Atividades desenvolvidas na aula de Informática

Cartazes e cartões postais