7º ano
maio/2009
Coordenação:
Mara Cristina B. da S. Freitas
Áreas envolvidas: Ciências (Prof. Luís Gustavo da C. Galego)
História (Profª. Glaucia Cristina
Rodrigues Gomes)
Público-alvo: Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
INTRODUÇÃO
Entender o presente significa, freqüentemente, resgatar o passado. Diversas situações atuais nada mais são do que revivais de fatos passados ou conseqüências inesperadas deles. Uma das maneiras de se entender o presente é resgatar informações históricas de fatos de um passado regional.
Em nossa região existem vários exemplos claros de história regional que nos permite entender o presente a partir do passado e prever as conseqüências futuras de ações anteriores que se repetem no agora. Um exemplo claro é a história do vilarejo fantasma de Japurá, na região de Tabapuã, que hoje nada mais é do que aglomerados de construções, algumas em ruínas, pobremente povoadas mas que, num passado não tão distante, foram importantes centros econômicos da região, sobretudo graças à monocultura cafeeira. Em Japurá, as causas do declínio não podem ser atribuídas unicamente a decadência da economia do café pois, agregada à crise cafeeira, uma epidemia de malária também assolou a população.
Meados da década de 50. A linha férrea que comunicava o então decadente povoado de Japurá, distrito de Tabapuã é desviada 1,5Km. O povoado se extinguiria anos depois. Atualmente, além das ruínas da antiga estação, alguns prédios contam com poucos habitantes. A Igreja, no alto da cuesta, continua lá, imponente em sua pequenez.
O que teria levado um povoado que contava com uma ampla gama de opções, como hotel, comércio, penitenciária, cemitério, além da estação férrea, ao total declínio?
Várias são as hipóteses: A queda no valor do café, principal produto agrícola que movia a economia local? A epidemia de malária, uma então doença endêmica da região?
OBJETIVOS
A partir do acima exposto, o presente projeto tem como objetivos:
1) Resgatar a história regional, recuperando os fatos a partir de relatos de moradores e ex-moradores de Japurá e visita in loco;;
2) Discutir os entraves econômicos que as monoculturas podem originar a um país;
3) Analisar as conseqüências que a degradação ambiental em prol de uma atividade econômica pode produzir para as populações que vivem naquele ambiente;
4) Elaborar um documentário sobre a história regional.
METODOLOGIA
1) Visita dos professores a Japurá e Vila Ventura para levantar as possíveis abordagens do projeto além de solicitar autorização para os alunos poderem visitar as áreas privadas dos vilarejos;
2) Proposição de questões, pelos professores, que incitassem os alunos a refletir sobre o vilarejo e as prováveis causas de seu declínio;
3) Visita dos alunos ao vilarejo, no qual eles registraram depoimentos de moradores, imagens, emoções e percepções dos locais;
4) Elaboração, em trios e quartetos de alunos, de um documentário com entrevistas e outros materiais coletados durante a vista à Japurá, sobre as causas do declínio do vilarejo e outras informações históricas.
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