outubro/2008
Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, orientados pelos professores Marcos, Darcilia, Marta Faça, Cláudia Pinheiro e Roberto, desenvolveram no dia 2 de outubro de 2008 mais uma edição do projeto “Resgatando Antigos Brinquedos”. Foram pesquisadas diversas brincadeiras e brinquedos que conhecemos e que passaram por várias gerações até chegarem aos nossos quintais, praças ou quadras esportivas. Tais atividades possuem diferentes origens e hoje essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo deixando marcas que enriquecem o folclore brasileiro.
Os índios que viviam no Brasil antes do seu período de descobrimento utilizavam uma trouxa de folha cheia de pedras que eram amarradas numa espiga de milho e chamavam-na de Peteca, que em tupi significa bater.
A amarelinha, de origem francesa, consiste em um desenho formado por blocos numerados de 1 a 9, com semicírculos nas extremidades que são jogados com uma pedrinha que deve obedecer a seqüência pré-estabelecida.
A pipa, Cerca de 1000 anos antes de Cristo, era utilizada como forma de sinalização, mas ao chegar ao Brasil, trazida pelos portugueses, a pipa se tornou somente uma forma de diversão. Esta voa através da força dos ventos e é controlada por uma corda que permite ao condutor deixá-la cada vez mais alta ou mais baixa.
A ciranda, que é a dança mais famosa do Brasil, foi trazida de Portugal como dança adulta, mas logo sofreu transformações e passou a alegrar as brincadeiras infantis.
Foi uma ótima oportunidade de aprendizagem para todos os envolvidos no projeto.
Profª. Darcília
Aparecida Falco
dfalco@csj.g12.br
Prof. Marcos
Antônio F. de Jesus
mjesus@csj.g12.br
Profª. Cláudia
Fernandes C. Pinheiro
cpinheiro@csj.g12.br
Profª. Marta M. C.
Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br
Prof. Roberto
Ferrari
rferrari@csj.g12.br
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)