PROJETO "HISTÓRIA DAS FERROVIAS"

7o ano

maio/2008

 

O Projeto “Marcas do Tempo”, desenvolvido no Colégio Agostiniano São José, na disciplina de Arte (Profª Aninha), conta com várias etapas, uma delas é enfocar assuntos de valorização e preservação do patrimônio cultural e acervos arquitetônicos da cidade e região.

Este ano, o projeto focou a “História da Ferrovia no Brasil e região”, dando destaque particular para a “cidade fantasma” de Japurá e para a cidade de  Uchoa.

Os professores de História (Gláucia), Ciências (Luís Gustavo) e Educação Física (Darcília e Marcos) visitaram a cidade de Japurá e Uchoa com os alunos dos 7º anos.  A visita consistiu em conhecer o local e sua história, observando a estação ferroviária abandonada de Japurá, e comparando-a com a de Uchoa que está sendo restaurada.

Os alunos preparam uma pesquisa sobre a História da Ferrovia no Brasil, conhecendo assim os motivos que impulsionaram o surgimento desse meio de transporte e como conseqüência a origem de muitas cidades, e ao mesmo tempo, avaliando as causas de sua desativação, relacionando-as com o auge e o declínio da economia cafeeira no Brasil.

Neste momento, procura-se desenvolver a consciência do resgate ou da preservação de bens históricos e sua relação com o homem. A preservação garante a conservação de elementos essenciais e a valorização do patrimônio cultural, proporcionando uma leitura da evolução da cidade, possibilitando assim, a noção de referência e identidade por parte do habitante da urbe. 

Profª. Glaucia Cristina Rodrigues Gomes
ggomes@csj.g12.br

 


(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)