março-abril/2008
RESPEITÁVEL PÚBLICO!
O CIRCO ESTÁ DE VOLTA...
Hoje tem palhaçada?
Tem sim senhor...
Hoje tem marmelada?
Tem sim senhor...
O palhaço o que é?
É ladrão de mulher!
Ensino Fundamental
Áreas envolvidas:
História (Glaucia);
Arte (Aninha);
Geografia (Janete);
Ciências (Luís Gustavo e Branca);
Educação Física (Darcília e Marcos).
6º ano A, B, C e D.
Coordenação: Mara Cristina B. S. Freitas.
O projeto resgatando a arte circense teve sua primeira apresentação no ano de 2004, organizado pelas disciplinas de História (Profª. Glaucia) e Educação Física (Profª.Darcília e Profº.Marcos), onde foram desenvolvidas aulas de modalidades circenses relacionadas ao movimento e o contexto Histórico e cultural do circo.
No ano seguinte (2005) em sua segunda edição, o projeto contou com a participação das disciplinas de artes (Aninha) e ciências (Luís Gustavo), possibilitando aos alunos apresentarem números de mágicas, e exibirem seus talentos através da maquilagem circense. Mostramos também o palhaço Bidu, que arrebatou do público inúmero gargalhadas.
Nos anos de 2006 e 2007, a equipe devolveu novos projetos, mas este ano o CIRCO ESTÁ DE VOLTA na sua melhor versão.
Juntas, as disciplinas de História (Glaucia), Educação Física (Darcília e Marcos), Artes (Aninha), Geografia (Janete), Ciências (Luís Gustavo e Branca) e Coordenação Pedagógica (Mara) preparam um grande momento circense.
Introdução:
A arte circense surgiu na China por volta de 5000 anos. A acrobacia, contorcionismo e equilibristas eram as principais atrações.
Na Índia, Egito e Grécia antiga, inúmeras atividades de movimento eram demasiadamente apreciadas pelo público e influenciaram o circo moderno.
O primeiro circo moderno surgiu na Europa- na cidade de Londres por volta de 1770. Suas principais apresentações eram eqüestres.
O circo com suas características, e geral itinerantes, surge no Brasil a partir dos fins do século XIX.
Objetivos:
Interação dos alunos através da contextualização da arte circense nos seus aspectos intelectuais a práticos.
As disciplinas envolvidas buscam, buscam inovar as aulas com um tema interessante e divertido.
Através da contextualização da Arte Circense, serão feitos debates desde a origem do circo até os dias atuais, estimulando os alunos a perceberam as diferenças culturais relacionadas ao tempo histórico.
Entender as dificuldades do circo em meio a uma sociedade caracterizada pelas inovações tecnológicas, analisando seus aspectos positivos e negativos.
Discutir as apresentações do circo, como por exemplo, os números com animas, que foram proibidos por leis que protegem os mesmos e o meio ambiente.
Desenvolver aptidão através de números de movimentos (barra, contorcionismo, malabarismo) a maquilagem circense que sempre encantaram o homem e exerceu algumas funções utilitárias, mas na maioria das vezes serviram como uma “camuflagem”. Através delas (pinturas e máscaras) as pessoas se transportavam para outra realidade perdendo o medo e ousando e atitudes que não seria postas em prática sem o uso delas. No circo a maquilagem do palhaço transporta a pessoa para o mundo lúdico.
Etapas do Projeto Circo Criarte:
07/04/2008
Abertura do Projeto: Coordenadora Mara - Fundamental III
Apresentação em Power Point da História do Circo (Profª. Glaucia e Profª. Janete).
História do Circo ao Vivo: Palhaços Bidu, Batatinha e Chicletinho
08/04/2008
Circo Criarte
Apresentação de malabarismo, contorcionismo e magias (Profª. Darcília, Prof. Marcos, Prof. Luís Gustavo e alunos do 6º ano)
Maquilagem Circense (Profª. Aninha)
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)