Projeto "Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos"
setembro-outubro/2007
Enfoque da atividade:
· Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos da nossa cultura
Séries Envolvidas :
8ºA; 8ºB; 8ºC; 8ºD
Disciplinas Envolvidas:
Educação Física (Professora Darcília e Professor Marcos), Educação Artística (Professora Ana Maria, Professor Roberto) e Português (Professora Marta).
Objetivo Geral:
Resgatar as atividades lúdicas que nortearam as brincadeiras e os brinquedos dos pais e avós de nossos alunos.
Objetivos Específicos:
· Educação Física:
Conhecer como os pais brincavam.
Aprender atividades físicas diferentes.
Estabelecer um momento de resgate e troca de experiências entre pais e filhos.
· Português:
Descrever corretamente as atividades pesquisadas através de texto instrutivo.
· Educação Artística
Representar os brinquedos e as brincadeiras pesquisadas através da arte.
Procedimentos:
1ª ETAPA:
· Entregar pesquisa escrita para os professores de Português e Educação Física;
· Formar grupos e materializar as brincadeiras idealizadas;
· Definir os temas para os diversos grupos.
2ª ETAPA:
· Produção artística de imagens de brinquedos e brincadeiras antigas para exposição;
· Preparar o material e organizar a pratica das atividades escolhidas;
· Produzir texto instrutivo para exposição.
3ª ETAPA:
· Realização, no dia 03 de outubro, da 3ª Feira de Brinquedos e Brincadeiras, com visitação e participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Profª. Ana Maria Barreto Cammarosano
acammarosano@csj.g12.br
Profª. Darcília Aparecida Falco
dfalco@csj.g12.br
Prof. Marcos Antônio F.de Jesus
mjesus@csj.g12.br
Profª. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br
Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br
Relatos dos alunos:
8º A
Muito boa a experiência de ensinar as crianças, resgatar brincadeiras, ser responsável pela organização e sucesso do evento. Nesse momento nos colocamos no lugar de professores. E como é difícil! A expectativa gera uma ansiedade prazerosa!
8º B
O trabalho é prazeroso desde o momento da montagem do espaço das brincadeiras; na criação de um ambiente acolhedor para as crianças. Além disso, a agitação e a curiosidade com que as crianças chegam, despertam a vontade de interagir com elas. Enfim, com as músicas infantis como fundo musical, cria-se um ambiente de muito movimento e alegria.
8º C
Depois de todas as etapas finalizadas, o resultado é muito legal, quando vemos as crianças se divertindo e, principalmente, quando brincamos com elas. Na verdade, nós também nos divertimos muito! O grupo de fantoches gostou porque as crianças interagiram, tornando-se, muitas vezes, personagens da história.
8º D
É um aprendizado para nós, adolescentes, que não temos paciência pois, naquele momento, precisamos exercitá-la.
Foi um momento de nos encontrarmos com a nossa infância, fazendo-nos lembrar e compartilhar com as crianças.
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)