Projeto "Estação Meteorológica"

 

Tempo ou clima? Brincando de meteorologistas.

 

outubro/2007

 

 

Docente envolvido: Luís Gustavo Galego (Ciências)

Alunos do 6o Ano

 

INTRODUÇÃO

            A previsão do tempo sempre foi um recurso bastante utilizado pelo homem para tomada de decisões em vários campos culturais como agricultura, viagens, construções etc. Uma característica temporal que é comumente avaliada nas previsões são as chuvas. A avaliação mais simples consiste na observação de nuvens escuras, indicativas de chuva. Porém, o desenvolvimento tecnológicos permitiu a descoberta e utilização de diversos aparelhos para prever-se o tempo como barômetros (pressão atmosférica), pluviômetro (quantidade de chuvas), higrômetro (umidade relativa do ar) e termômetro (temperatura. Outros aparelho também ajudam a avaliar a dinâmica dos ventos como o anemômetro (velocidade) e a biruta (direção).

 

OBJETIVOS

Estimular os alunos a:

-compreender os fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo;

-construir uma mini-estação meteorológica feita com materiais alternativos;

-entender como as previsões que são divulgadas nos jornais são elaboradas.

 

METODOLOGIA E COMENTÁRIOS

Primeiramente, os alunos analisaram, individualmente, previsões do tempo existentes em jornais. Em seguida, as análises foram utilizadas como referência para o estudo dos fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo.

O próximo passo foi a construção da mini-estação meteorológica cujas instalações foram construídas no Espaço Livre do Colégio e os dados foram levantados e discutidos.

 

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)