Projeto "Estação Meteorológica"
Tempo ou clima? Brincando de meteorologistas.
outubro/2007
Docente envolvido: Luís Gustavo Galego (Ciências)
Alunos do 6o Ano
INTRODUÇÃO
A previsão do tempo sempre foi um recurso bastante utilizado pelo homem para tomada de decisões em vários campos culturais como agricultura, viagens, construções etc. Uma característica temporal que é comumente avaliada nas previsões são as chuvas. A avaliação mais simples consiste na observação de nuvens escuras, indicativas de chuva. Porém, o desenvolvimento tecnológicos permitiu a descoberta e utilização de diversos aparelhos para prever-se o tempo como barômetros (pressão atmosférica), pluviômetro (quantidade de chuvas), higrômetro (umidade relativa do ar) e termômetro (temperatura. Outros aparelho também ajudam a avaliar a dinâmica dos ventos como o anemômetro (velocidade) e a biruta (direção).
OBJETIVOS
Estimular os alunos a:
-compreender os fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo;
-construir uma mini-estação meteorológica feita com materiais alternativos;
-entender como as previsões que são divulgadas nos jornais são elaboradas.
METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
Primeiramente, os alunos analisaram, individualmente, previsões do tempo existentes em jornais. Em seguida, as análises foram utilizadas como referência para o estudo dos fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo.
O próximo passo foi a construção da mini-estação meteorológica cujas instalações foram construídas no Espaço Livre do Colégio e os dados foram levantados e discutidos.
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar
do navegador para retornar)