Projeto "Ecossistemas na maquete"

 

novembro/2007

 

 

Docentes envolvidos: Luís Gustavo Galego (Ciências) e Débora Torres Carvalho (Geografia)

 

Alunos do 7o Ano

 

INTRODUÇÃO

         Os ecossistemas são importantes ambientes nos quais podemos flagrar as interações entre os seres vivos e entre estes e o ambiente abiótico. Existem grandes ecossistemas que são caracterizados por, além de sua diversidade biológica (flora e fauna) e sua localização geográfica, a intensidade luminosa, a disponibilidade de recursos hídricos e outras variáveis físicas como latitude, altitude e temperatura. Dessa forma, os alunos elaboraram maquetes sobre doze grandes ecossistemas, distribuídos pelas regiões polares (tundra e taiga), temperada (florestas temperadas) e tropical (floresta tropical, mata de cocais, manguezais, campos e cerrados, pantanal, caatinga e desertos), além daqueles localizados em ambientes aquáticos (marinhos e de água doce).

 

OBJETIVOS

Estimular os alunos a:

-compreender a distribuição da biodiversidade pelo planeta e os fatores físicos e geográficos que interferem nessa distribuição;

-relacionar as adaptações dos seres vivos ao ambiente no qual são encontrados;

-fazer proporções que reflitam as principais características de um ambiente em uma maquete;

-desenvolver o trabalho em equipe e a criatividade; os fenômenos atmosféricos e sua utilização na previsão do tempo.

 

METODOLOGIA E COMENTÁRIOS

Primeiramente, os alunos foram divididos em grupos de dois ou três indivíduos, que receberam como tema de trabalho um ecossistema. Os grupos então se reuniram, durante as aulas, para propor estratégias para o desenvolvimento da maquete e estudar o tema sorteado.

Os alunos ainda assistiram a um documentário da série Planeta Terra (v. 1), denominado De pólo a pólo. Sobre a orientação dos professores, os alunos elaboraram as maquetes utilizando vários materiais para este fim, de acordo com as decisões de cada grupo.

Por fim, os alunos expuseram suas maquetes e apresentaram os resultados de seus trabalhos para os demais colegas de turma, ano e para alunos de outros anos da escola. Esta apresentação foi realizada no Espaço Livre, localizado no campão do Colégio.

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)