Projeto: Arte Nossa

Amazônia

maio-junho/2007

Mais um ano, materializa seu compromisso de ser agente de maior compreensão da própria cultura!

Fotos

Professores: Ana Maria Barreto Cammarosano, Neide Brito e Roberto Ferrari.
Alunos:
de 4ºs a 8ºs anos.
Coordenação:
Mara Cristina Freitas.

          Considerando que a Arte é extremamente importante para se conhecer uma sociedade, não só pelo fato de traduzir e registrar idéias e valores, “mas” principalmente por sua capacidade de perpetuá-los, é  que completamos este ano  a 4ª edição desse projeto que  muito tem contribuído para enriquecer  o conhecimento  dos alunos, possibilitando a eles uma identificação com a cultura produzida pelo seu próprio povo. Mais que isso, estudar e compreender seu povo através da arte é uma forma inovadora de colaborar para a construção de novos conceitos de cidadania.

          Este ano o Projeto Arte Nossa levou os alunos a lançarem um olhar detalhado na produção artística do povo amazonense, (Projeto Amazônia), sobretudo da sociedade indígena que lá habitou e os que ainda habitam, valorizando sua identidade cultural a partir dos traços, das cores, da sensibilidade de artistas, que com o seu trabalho registram uma arte singular, reveladora da íntima relação e respeito à natureza. Os alunos, além dos ricos e artísticos traçados indígenas trabalharam a construção de dois bois-bumbás, lembrando a principal festa popular que acontece todos os anos na cidade de Parintins a qual celebra a natureza e a cultura indígena regional. Esses dois bois  representaram a consciência mundial que deve existir a respeito do meio ambiente. Um representou o “FIM DA DESTRUIÇÃO”, um BASTA à degradação ambiental, o outro representou “A VIDA” A CONSCIÊNCIA de que a sobrevivência da humanidade depende diretamente da sobrevivência do planeta.

          Outro grupo de alunos do 7º ano trabalharam a expressão musical e corporal, numa coreografia lembrando os rituais  tão significativos na sociedade indígena amazonense. Enfim, os alunos entenderam que a arte indígena é viva e tornaram-na presente, representada em objetos que lembraram seus pratos cerâmicos, sua arte plumária, seus desenhos decorativos, seus trançados e amarrados delicados e suas máscaras sagradas, em uma exposição, revelando a beleza e o valor estético da nossa arte de origem.