CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2007
AMAZÔNIA - VIDA E MISSÃO NESSE CHÃO
ENCERRAMENTO DO PROJETO “AMAZÔNIA” – 7os anos
O tempo da Quaresma também é tempo de reflexões sobre temas sociais e ecológicos que afetam a vida do homem..
Esse ano o tema da campanha está dirigido para a Amazônia com um grito de alerta para o conflito entre o desenvolvimento econômico e a preservação da maior Floresta tropical do mundo.
Por ser a floresta Amazônica o maior repositório da biodiversidade do planeta, de fonte de água fresca, assim como a grande responsável pela estabilidade do clima, os olhares do mundo se voltam para ela e pedidos para a sua internacionalização são uma constante.
Atualmente a população humana da Amazônia, é de 10% do total do país. São 21 milhões de pessoas que não podem ser esquecidas. Qualquer solução para os problemas ambientais precisa também dar conta desse componente humano.
O resultado dessa luta pela conscientização de criar um sentido positivo de participação coletiva vai influenciar o destino do ambiente de todo o planeta e de milhões de pessoas em busca de participar da economia global, de maneira sustentável.
Nossos alunos, assim orientados, desenvolvem trabalhos e atividades para se engajarem nessa caminhada e com conhecimento defenderem o que é nosso por direito.
Mara Cristina B. da S. Freitas
Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br
AMAZÔNIA - TERRA COM FUTURO
Aproveitando o tema da Campanha da Fraternidade “Amazônia – Vida e Missão nesse Chão”, os alunos dos 7º anos leram o livro “Amazônia – terra com futuro”, de Marcelo Leite e, através da história, foram questionados os problemas que afetam os povos da região amazônica, seus valores e as agressões que sofrem.
Também fizeram uma análise do Hino e Oração da Campanha, de onde puderam extrair várias reflexões.
O objetivo desse trabalho é que os alunos desenvolvam atitudes e compromissos de fraternidade para com os povos e o ambiente da Amazônia, fazendo-os se sentir cada vez mais responsáveis pelo mundo em que vivemos.
Na finalização do projeto, os alunos cantarão o Hino da Campanha da Fraternidade, ensaiados pela professora de Educação Religiosa e plantarão mudas de árvores, reiterando o nosso compromisso como cidadãos.
Frases que os alunos do 7ºA,7ºB e 7ºC elaboraram após a análise do Hino e Oração da Campanha da Fraternidade:
“É pela vida, trabalho e pão que o povo pede justiça”
“Deus Criador! Proteja a Amazônia, berço acolhedor de tanta vida !”
“A nossa missão é usar a natureza em nosso benefício, sem prejudicá-la”
“Sem a ganância, a Amazônia poderá se renovar e ser uma grande esperança para o mundo”
“Que Deus nos conduza pelo caminho da justiça e do amor, levando esperança e paz aos que sofrem as conseqüências da ganância.”
“Pedimos a Deus que nos perdoe pelo egoísmo que veio sendo acumulado durante esse tempo, e que diminua a nossa sede pelo poder.”
Professores:
Débora T.M.Carvalho
Marta Maria C.F.Faça
Tânia Pelegrino
Vera Lucia G. Racanicchi
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)
ENCERRAMENTO DO PROJETO “AMAZÔNIA” – 7os anos
PLANTIO DE ÁRVORES – Cabreúva e Falso-Pau Brasil.
Em quase todos segmentos sociais há uma preocupação com o meio ambiente e sua preservação. Essa temática invadiu, também, as salas de aula e hoje encontramos escolas e professores que exploram o assunto não só nos limites do papel, mas buscam uma conscientização de cidadania.
Compartilhando com essas colocações, estamos preocupados além de definir conceitos ambientais, fazer com que o aluno passe a observar o mundo sob uma ótica bastante diferente e criteriosa, resgatando valores esquecidos e construindo habilidades voltadas a ações em prol da preservação do meio ambiente.
Hoje, 21 de março, plantamos árvores na praça ao som do Hino da Campanha da Fraternidade cantado pelos alunos, com a esperança de que esse gesto frutifique em atitudes voltadas ao futuro e que a educação ambiental não se restrinja à cercania da escola.
Professores do E.F.III: Débora, Marta, Tânia e Vera.
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)