PROJETO SÃO PAULO CULTURAL

 

6as séries A, B, C e D

Datas: 16, 17, 23 e 24 de setembro de 2006.

Professores envolvidos: Gláucia Cristina (História), Luiz Gustavo da Conceição Galego (Ciências), Vera L. Girardi Racanicchi (Língua Portuguesa) e Débora Torres Megiane Carvalho (Geografia).

 

JUSTIFICATIVAS

Visitas monitoradas constituem importante instrumento pedagógico para o desenvolvimento de inúmeras habilidades, tais como a capacidade de socialização, a autonomia e o respeito pelas diferentes manifestações culturais, além de aprofundamentos próprios de cada disciplina.

 

OBJETIVOS

Os  alunos  da  6ª  série  tiveram  uma  oportunidade  única:  fizeram   uma   visita  monitorada  a importantes locais de São Paulo (capital). Essa visita foi realizada em setembro e durou um fim-de-semana inteiro. Ela foi importante para ampliar os horizontes culturais dos alunos, além de propiciar uma situação nova para a maioria deles. Além disso, os locais e monumentos também foram importantes ilustrações de assuntos discutidos em classe.

 

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

O roteiro da visita foi com posto por visitas ao Pátio do Colégio, Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Museu Paulista (do Ipiranga), Instituto Butantã, Estádio do Morumbi, Catedral da Sé, Metrô além de ruas importantes que constituem importante marco para a história da capital do nosso estado.

Pátio do Colégio: Nesta parada, os alunos puderam conhecer uma das mais antigas igrejas do Brasil, além de reviver as origens da educação do Brasil, representado pelo trabalho dos jesuítas.

Pinacoteca:  O prédio da Pinacoteca foi fundado no início do séc. XX, porém várias obras contemporâneas estavam em exposição no dia da visita. Excelente oportunidade para vivenciar a coexistência entre o presente (futuro?) e o passado.

Museu da Língua Portuguesa: Recentemente inaugurado, este museu cria uma atmosfera favorável para a percepção de aspectos da nossa língua valorizando a leitura, utilizando, para tanto recursos high-tech, estimulando a interatividade entre os visitantes e as diferentes abordagens do vernáculo.

Museu Paulista (do Ipiranga): Um dos pontos altos da visita cultural a São Paulo foi ao Museu Paulista. Os alunos ficaram encantados com os inúmeros marcos culturais do Brasil imperial: estilo arquitetônico, utensílios, vestimentas, móveis. Alem disso, as importantes pinturas que lá estão expostas e que eles conheciam a partir dos livros de história proporcionaram uma verdadeira viagem aos tempos de d. Pedro I.

Instituto Butantã: Importante instituto de pesquisa latino-americano, o Butantã é um dos principais locais do Brasil especializado no estudo de serpentes. Os alunos puderam conhecer o serpentário e lá observaram várias espécies de serpentes e outros animais venenosos do Brasil e do mundo. Destaque especial para a cobra Naja e para o escorpião africano. Os alunos visitaram no Butantã o Museu de Microbiologia e lá puderam conhecer os diferentes aspectos da pesquisa na área de Epidemiologia e produção de vacinas.

Estádio do Morumbi: Sítio de um dos mais importantes times paulistas, esse estádio é sede do São Paulo. Lá os alunos conheceram um pouco da história do time, que se confunde com a história da cidade, além dos inúmeros prêmios conquistados por esse grande time.

Metrô: Importante transporte coletivo, o deslocamento do hotel até a Pinacoteca foi feito a partir dele. Oportunidade única de conhecer a estrutura urbana, bem como o dia-a-dia dos seus habitantes.

 

(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão Voltar do navegador para retornar)