PROJETO INTERDISCIPLINAR "ÀS MARGENS DA REPRESA"
07/junho/2006 - 5ª série
"A aula na represa" - texto do aluno João Paulo da Cunha C. Navarro
Professores envolvidos: Gustavo (Ciências), Vera (Português), Ana Maria (Educação Artística), Gláucia (História), Janete (Geografia) e Darcília (Educação Física).
Justificativas
A represa municipal de Rio Preto é um importante marco referencial para a cidade. Além de responder por cerca de 40% do abastecimento de água do município, a represa também é um local de lazer e prática de esportes.
Considerando a importância da represa para os habitantes de São José do Rio Preto e a necessidade de aulas diversificadas para o efetivo ensino-aprendizagem, a represa é um sítio adequado para estender-se a sala de aula.
OBJETIVOS
Ressaltar a importância da integração homem-natureza;
Promover a reflexão sobre as conseqüências das atitudes dos alunos em relação ao ambiente;
Propiciar aos alunos um contato mais próximo da Represa Municipal, importante ecossistema regional e área de lazer para a população riopretense;
Realizar atividades que permitam maior socialização entre alunos de mesma ou de classes diferentes;
Estruturar uma aula na qual o ambiente da sala fosse substituído pelas áreas verdes da represa;
Objetivos específicos de cada disciplina, como:
a) Mostrar a importância da língua vernácula para a comunicação e produção de textos de qualquer natureza (Português);
b) Conhecer um pouco melhor este importante ecossistema da cidade, descobrindo aspectos da Biologia e Ecologia de vários organismos que lá vivem: Angico, Farinha-seca, Aguapé, Capivara, Jaçanã e Garça (Ciências).
c) Discutir a importância da água para o surgimento e desenvolvimento das civilizações (História);
d) Constatar que a Represa é um local de prática de exercícios físicos, e o efeito desta sobre a pulsação cardíaca (Educação Física);
e) "Congelar" a paisagem valendo-se da linguagem fotográfica (Educação Artística).
METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
Os alunos farão uma pesquisa sobre diferentes seres vivos que existem na represa, ressaltando os aspectos bióticos e abióticos relacionados a sua sobrevivência. Essa pesquisa será a base do trabalho que será desenvolvido posteriormente.
Na Represa, os alunos serão divididos em grupos, de acordo com a pesquisa que realizaram. Esses grupos serão distribuídos pelos quiosques da represa, que serão identificados com faixas contendo sua denominação. Cada grupo, em um determinado momento, ficará sob a responsabilidade de um dos docentes que estará participando da atividade.
O docente realizará sua atividade específica, tendo em vista os objetivos gerais da atividade. Ao final, os alunos produzirão um relatório que será posteriormente avaliado.