PROJETO INTERDISCIPLINAR "ÀS MARGENS DA REPRESA"

07/junho/2006 - 5ª série

Fotos

"A aula na represa" - texto do aluno João Paulo da Cunha C. Navarro

Professores envolvidos: Gustavo (Ciências), Vera (Português), Ana Maria (Educação Artística), Gláucia   (História), Janete (Geografia) e Darcília (Educação Física). 

Justificativas

A represa municipal de Rio Preto é um importante marco referencial para a cidade. Além de responder por cerca de 40% do abastecimento de água do município, a represa também é um local de lazer e prática de esportes.

Considerando a importância da represa para os habitantes de São José do Rio Preto e a necessidade de aulas diversificadas para o efetivo ensino-aprendizagem, a represa é um sítio adequado para estender-se a sala de aula. 

OBJETIVOS

Ressaltar a importância da integração homem-natureza;

Promover a reflexão sobre as conseqüências das atitudes dos alunos em relação ao ambiente;

Propiciar aos alunos um contato mais próximo da Represa Municipal, importante ecossistema regional e área de lazer para a população riopretense;

Realizar atividades que permitam maior socialização entre alunos de mesma ou de classes diferentes;

Estruturar uma aula na qual o ambiente da sala fosse substituído pelas áreas verdes da represa;

Objetivos específicos de cada disciplina, como:

a)      Mostrar a importância da língua vernácula para a comunicação e produção de textos de qualquer natureza (Português);

b)      Conhecer um pouco melhor este importante ecossistema da cidade, descobrindo aspectos da Biologia e Ecologia de vários organismos que lá vivem: Angico, Farinha-seca, Aguapé, Capivara, Jaçanã e Garça (Ciências).

c)      Discutir a importância da água para o surgimento e desenvolvimento das civilizações (História);

d)      Constatar que a Represa é um local de prática de exercícios físicos, e o efeito desta sobre a pulsação cardíaca (Educação Física);

e)      "Congelar" a paisagem valendo-se da linguagem fotográfica (Educação Artística).

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

            Os alunos farão uma pesquisa sobre diferentes seres vivos que existem na represa, ressaltando os aspectos bióticos e abióticos relacionados a sua sobrevivência. Essa pesquisa será a base do trabalho que será desenvolvido posteriormente.

            Na Represa, os alunos serão divididos em grupos, de acordo com a pesquisa que realizaram. Esses grupos serão distribuídos pelos quiosques da represa, que serão identificados com faixas contendo sua denominação. Cada grupo, em um determinado momento, ficará sob a responsabilidade de um dos docentes que estará participando da atividade.

            O docente realizará sua atividade específica, tendo em vista os objetivos gerais da atividade. Ao final, os alunos produzirão um relatório que será posteriormente avaliado.