PROJETO "AVENTURANDO-SE PELO REINO DAS PLANTAS III"
2006
SÉRIE:
6ª SÉRIES (ENSINO FUNDAMENTAL II)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Prof. Luís Gustavo) e EDUCAÇÃO FÍSICA
(Profª. Darcília e Prof. Marcos).
DATAS: 16/10/2006 e 18/10/2006.
JUSTIFICATIVAS
Vegetais e plantas são importantíssimos para a manutenção da vida na Terra, seja
como produtores nos diferentes ecossistemas, seja na produção do oxigênio
atmosférico. Além disso, vegetais melhoram as condições climáticas das áreas por
ele ocupados, aumentando a umidade local e reduzindo a temperatura a partir do
sombreamento produzido por suas folhas. Portanto, uma visão mais holística deve
ser destinada ao estudo das plantas, e não simplesmente uma visão estanque de
cada um dos grupos.
Pensando nisso, uma atividade envolvendo observação das plantas e
interação com elas em um ambiente natural torna seu estudo muito propício. Além
disso, crianças de 12 anos interessam-se muito por atividade lúdicas e que
envolvam exploração de locais, o que torna uma visita a uma mata ciliar uma
atividade extremamente atraente.
OBJETIVOS
O
intuito deste trabalho foi colocar o aluno em uma situação real de coleta de
plantas e outros vegetais, de forma a envolvê-lo com o trabalho desempenhado por
botânicos, o que requer, por vezes, estratégias que incluem uso de força,
equilíbrio e outras características físicas. Além disso, possibilitar ao aluno
reconhecer, in loco, os diferentes grupos vegetais (Talófitas, Briófitas,
Peteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), bem como instrumentalizá-los em
técnicas de conservação de espécimes coletados.
Pretendeu-se, também, que o aluno fosse capaz de reconhecer os
ambientes ocupados por diferentes espécies vegetais, bem como as condições
locais que permitam o crescimento de um vegetal e não de outro.
METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS
O
primeiro procedimento metodológico foi um levantamento a respeito do
conhecimento dos alunos sobre os vegetais: definições, exemplos, importância
ecológica, utilização pelo homem, etc. Posteriormente, foi realizada uma visita
a uma praça próxima ao colégio, bem como um passeio pelas dependências do mesmo
com o intuito de se sistematizar, in loco, o conhecimento prévio dos
alunos, anteriormente levantado.
O segundo passo consistiu no planejamento de uma visita a uma mata
ciliar: características gerais da área, o que cada aluno deveria levar, o que
era de responsabilidade do grupo, atitudes e procedimentos durante o
deslocamento até e na área, noções gerais de coleta de materiais. Nesta etapa,
solicitou-se que os alunos levassem folhas de jornal, para a secagem das plantas
que seriam coletadas, e recipientes transparentes com tampa, com os quais os
materiais seriam coletados e posteriormente conservados em álcool 70%.
O terceiro passo foi a visita à mata ciliar. Esta etapa foi a mais
produtiva de todas, pois os alunos se envolveram de forma intensa com a
atividade, que foi caracterizada por um clima de aventura, exploração de área e
aprendizado. Na mata ciliar, os alunos puderam explorar a área livremente,
identificando os vegetais e plantas que encontravam, fazendo anotações sobre as
características ambientais do local e coletando materiais tomando cuidado para
não danificar as plantas.
O quarto passo e último passo foi a preparação das plantas para
constituir a coleção botânica do Colégio. Para isso, os alunos distribuíram
algumas plantas em folhas de jornal e mantiveram este conjunto pressionado por
trinta dias, até que as plantas secassem. Algumas plantas e partes delas não
podem ser secas, como ocorre com frutos e Gimnospermas, e tiveram que ser
conservadas em via úmida (álcool 70%). Posteriormente, os alunos classificaram
os vegetais em Talófitas, Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
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