PROJETO INTERDISCIPLINAR: 

     HIDROVIA TIETÊ – PARANÁ: BURITAMA

 Comentários e fotos

7ª SÉRIE 

Data: 11/05/2006 

Disciplinas envolvidas: Geografia e Ciências. 

Introdução 

Todos sabemos que durante a nossa vida, a água está sempre presente como recurso natural, fundamental para a sobrevivência do planeta.O principal objetivo desse projeto pedagógico é estimular a reflexão, o despertar de atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente, assim como vivenciar a importância das hidrovias para o transporte e a economia brasileira, além do conhecimento de recursos técnicos para facilitar o comércio (escoamento de grãos). 

Objetivos Gerais

- Mostrar aos alunos a integração promovida pela hidrovia Tietê – Paraná entre as regiões brasileiras (Centro-Oeste e Sudeste) através do transporte hidroviário.
- Ressaltar a importância econômica dessa via de transporte favorecendo a comercialização da produção de grãos do interior do país.
- Mostrar, também, a diferença do custo de transporte entre a hidrovia e a rodovia, além da diferença entre a quantidade de mercadoria a ser transportada, o que leva conseqüentemente, a um maior lucro na venda do produto.
- Conhecer o sistema de eclusa, bastante importante em várias regiões brasileiras e mundiais quando se trata de transporte em rios de planalto.
- Proporcionar a sociabilização, integração, companheirismo, respeito mútuo e a valorização do meio ambiente.
- Realizar excursão a Buritama, valorizando a região local em sua riqueza de águas e beleza da paisagem vegetal, principalmente ao longo da hidrovia. 

Objetivos Específicos

Ciências: Profª Branca

A participação da disciplina de Ciências neste projeto propõe desenvolver nos alunos questões ligadas ao meio ambiente como modificações da paisagem natural ao longo das vias rodoviárias e hidroviárias, assim como uma nova visão do ecoturismo consciente.

Geografia: Profª Débora

Dar aos alunos subsídios para perceberem a necessidade do desenvolvimento de vias de transporte alternativas e mais lucrativas para o escoamento da produção agrícola e mineral do interior do país, possibilitando um preço mais baixo do produto final, tanto para o mercado interno quanto para o mercado externo, o que permitirá mais competitividade mundial.