PROJETO: DESCOBRINDO A NATUREZA

SÉRIE: 5ª

DATA: 23/08/2006

 

Professores envolvidos: Janete (Geografia) e Gustavo (Ciências).

 

Justificativas

Os conceitos de ar, o solo e a água foram enfocados de forma interdisciplinar e conectada: um bosque ou uma mata ciliar (Biosfera) só existem se, além das sementes dos vegetais que as originaram, existir também um suporte mecânico (Litosfera) capaz de sustentar os vegetais e reter nutrientes e água (Hidrosfera), o ar (Atmosfera) com os gases indispensáveis para a existência da vida e a água que desempenha importante papel biológico. Estas diferentes “esferas” que compõem o planeta Terra são facilmente perceptíveis no Bosque Hipona e no Rio ribeirão das Palmeiras

Somado-se a isto, crianças de 5ª série têm grande necessidade de aprender conceitos teóricos de forma concreta. Desta forma, o Sítio Hipona do Colégio São José torna-se um excelente laboratório ao ar livre para aprofundamento de questões relacionadas ao ar, ao solo e a água. Esses fatores abióticos são o tema base da disciplina Ciências na 5ª série e sua importância pode ser observada no Sítio, bem como sua importância para a manutenção da vida na Terra. Com isso, esse projeto tem como objetivos integrar os alunos com o ambiente, permitindo que eles tenham uma visão ecológica da Natureza e da importância dos fatores não vivos para a sua manutenção. Para isso, os alunos farão uma visita ao Bosque e ao Rio Ribeirão das Palmeiras, ambos localizados no Sítio Hipona.

 

OBJETIVOS

-Integrar, usando como modelo científico o bosque do Sítio Hipona e o Ribeirão das Palmeiras, as diferentes esferas que compõem a Terra (biosfera, hidrosfera, litosfera e atmosfera);

- Identificar os tipos de solo, sua composição e variação;
- Observar as formas de se evitar a ação violenta da água no solo através das curvas de nível;

- Observar na mini represa o processo de geração de energia através da construção de hidrelétricas;

- Mostrar aos alunos a importância da mata ciliar em torno do rio para evitar o processo de erosão e contaminação.

-Realizar atividades que permitam maior socialização entre alunos de mesma ou de classes diferentes.

 

METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS

            A atividade começa com a saída da escola, pela manhã. Logo de início, solicitou-se que eles observassem todo o caminho de ida: que tipo de relevo é predominante, quais modificações foram produzidas pelo homem, etc.

Ao chegar no Sítio, os alunos foram organizados em grupos que exploraram a área do bosque, observando os tipos de solo lá existentes, que interações eram detectáveis, tanto entre os fatores bióticos como entre estes e os abióticos. Em seguida, os alunos foram convidados a descobrir e investigar esses aspectos no rio Ribeirão das Palmeiras.

Ao final da manhã, os alunos preencheram uma ficha que serviu como roteiro conceitual dos aspectos discutidos durante a atividade e avaliação da produtividade da mesma pelos docentes.