PROJETO PEDAGÓGICO EDUCAÇÃO AMBIENTAL
VIAGEM EDUCATIVA – CDCC USP – São Carlos
- Colégio Agostiniano São José
- Público alvo: 8ª série
- Professores: Elisete Filomena F. dos Reis e Débora Torres Megiane Carvalho
- Coordenadora: Mara Cristina B.S. Freitas
OBJETIVOS GERAIS: O conjunto de objetivos para o ensino de Ciências aponta uma intenção geral: criar oportunidades sistemáticas para que o aluno adquira um conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumentos para a interpretação do mundo científico e tecnológico em que vivemos, capacitando-os nas escolhas que fará como individuo e cidadão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- identificar os elementos do ambiente como recursos naturais que têm um ritmo de renovação, havendo, portanto, um limite para a sua retirada.
- identificar a relação entre o desaparecimento dos recursos naturais e o desenvolvimento da região.
- perceber a profunda interdependência dos seres vivos e dos demais elementos do ambiente.
- relacionar a capacidade de interação com o ambiente e a sobrevivência das espécies.
- relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida.
- perceber a importância de preservar os ecossistemas naturais e a biodiversidade da Terra e refletir sobre como a ação humana pode ameaçar o equilíbrio desses ecossistemas.
- identificar as principais diferenças entre serpentes peçonhentas e não-peçonhentas.
- reconhecer as principais espécies de animais capazes de causar lesões no homem.
- conhecer alguns cuidados em caso de acidentes com animais
- abordar a relação do relevo regional com a ocorrência da Bacia Hidrográfica
- estabelecer o conceito necessário de desenvolvimento sustentável e preservação ambiental
PROCEDIMENTOS:
Através da excursão ao campo, os alunos irão conhecer a Bacia Hidrográfica do Rio Itaqueri, estabelecendo contato com as áreas desmatadas em nome do desenvolvimento agrícola e urbano e também com áreas de proteção ambiental, onde é possível o desenvolvimento sustentável.
Conhecer e relacionar a estrutura da bacia, desde os rios de primeira ordem até o principal(etapas importantes de todo o conjunto), onde ocorrem ecossistemas bem distintos.
Essa estrutura também está relacionada à formação do relevo e dos solos da região, que serão de extrema importância para o aproveitamento econômico.
A vegetação natural, caracterizada por cerrado(solos menos férteis), matas (áreas de maior fertilidade) e mata ciliar (margens dos rios) permitirá a elaboração de conceitos significativos para a construção e complementação da aprendizagem.
O cultivo de alguns produtos agrícolas, pastagens, urbanização, áreas de vegetação nativa, lazer e pesquisas localizadas na mesma área, comprovam que é realmente possível o desenvolvimento sustentável.
ASTRONOMIA – OBSERVATÓRIO
Os jornais e revistas têm trazido muitas noticias sobre a descoberta de novos astros e sistemas, com muitas informações sobre os meios de observar astros a grandes distancias. Vale a pena incentivar os alunos para que acompanhem esses fatos inclusive com visitas a observatórios.
OBJETIVOS GERAIS: levar o aluno a compreender que muitas regularidades da natureza (sucessão de dias e de noites, estações do ano, etc) podem ser explicadas pelas teorias acerca do sistema solar e dos corpos celestes em geral, passando a conhecer também a origem e a história desses corpos, bem como a força gravitacional e atração dos planetas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- caracterizar os diferentes tipos de astros
- identificar os astros visíveis no céu noturno
- entender a organização do Sistema Solar
- perceber a importância da observação como fonte de informação
-orientar-se no céu usando um ponto de referência com fundamentação científica
Profª Elisete Filomena F. dos Reis
Profª Débora Torres Megiane Carvalho
(Clique nas imagens para ampliá-las e use o botão
Voltar do navegador para retornar)