PROJETO INTERDISCIPLINAR "EU LEIO"
8ª série - Ensino Fundamental II
Disciplinas envolvidas
- Língua Portuguesa - Professora Cláudia
- Língua Inglesa - Professora Alda
Introdução
O leitor mais
amadurecido (8ª série) já consegue ultrapassar o limite das histórias lineares
e aprender o conteúdo de obras que tenham estrutura mais complexa, sejam
polêmicas ou se refiram, por exemplo, a situações muito distantes da experiência
vivida, como ocorre no caso do romance policial, da ficção científica e
da literatura fantástica. Ele está em condições de inferir o conteúdo simbólico
de uma obra, transpondo-o para o contexto sociocultural. Assim sendo, é
necessário abrir espaço para que o leitor revele sua postura pessoal diante
dos fatos narrados e de atitudes que a obra apresenta e /ou discute, permitindo,
desse modo, que se confronte o real de cada um e a ficção.
Aprendendo a
mergulhar na Literatura, o aluno treinará sua sensibilidade, ensaiará sua
capacidade de abstração e ampliará seus horizontes.
Objetivos específicos
- levar o aluno a compreender melhor a leitura de mundo através de temas
recorrentes na literatura clássica e a entender que o faz um livro se tornar
clássico é a sua permanente atualidade.
- reconhecer a intertextualidade entre os clássicos da literatura inglesa
- Hamlet e The Phanton of the Opera - e as recriações
dos mesmos - Agora estou sozinha... e O fantasma do
Shopping Ópera - de Pedro Bandeira e Márcia Kupstas, respectivamente,
consagrados autores da literatura juvenil.
Objetivo gerais
- reconhecer o léxico e a gramática das línguas: portuguesa e inglesa.
- refletir sobre o modo pelo qual se configura o universo estético da obra,
procurando identificar recursos lingüísticos e ficcionais mobilizados pelo
autor para converter dados da realidade sócio-cultural em expressão escrita.
- levar o aluno a pronunciar-se a respeito de questões ideológicas presentes
em qualquer obra literária.