PROJETO INTERDISCIPLINAR "EU LEIO"

8ª série - Ensino Fundamental II

Disciplinas envolvidas
- Língua Portuguesa - Professora Cláudia
- Língua Inglesa - Professora Alda

Introdução
          O leitor mais amadurecido (8ª série) já consegue ultrapassar o limite das histórias lineares e aprender o conteúdo de obras que tenham estrutura mais complexa, sejam polêmicas ou se refiram, por exemplo, a situações muito distantes da experiência vivida, como ocorre no caso do romance policial, da ficção científica e da literatura fantástica. Ele está em condições de inferir o conteúdo simbólico de uma obra, transpondo-o para o contexto sociocultural. Assim sendo, é necessário abrir espaço para que o leitor revele sua postura pessoal diante dos fatos narrados e de atitudes que a obra apresenta e /ou discute, permitindo, desse modo, que se confronte o real de cada um e a ficção.
          Aprendendo a mergulhar na Literatura, o aluno treinará sua sensibilidade, ensaiará sua capacidade de abstração e ampliará seus horizontes.

Objetivos específicos
- levar o aluno a compreender melhor a leitura de mundo através de temas recorrentes na literatura clássica e a entender que o faz um livro se tornar clássico é a sua permanente atualidade.
- reconhecer a intertextualidade entre os clássicos da literatura inglesa - Hamlet e The Phanton of the Opera - e as recriações dos mesmos - Agora estou sozinha... e O fantasma do Shopping Ópera - de Pedro Bandeira e Márcia Kupstas, respectivamente, consagrados autores da literatura juvenil.

Objetivo gerais
- reconhecer o léxico e a gramática das línguas: portuguesa e inglesa.
- refletir sobre o modo pelo qual se configura o universo estético da obra, procurando identificar recursos lingüísticos e ficcionais mobilizados pelo autor para converter dados da realidade sócio-cultural em expressão escrita.
- levar o aluno a pronunciar-se a respeito de questões ideológicas presentes em qualquer obra literária.