PROJETO INTERDISCIPLINAR "BRASIL, ESPANHA, ESTADOS UNIDOS"
5ª série - Ensino Fundamental II
ENFOQUE
Diferentes povos, diferentes medidas e diferentes
moedas.
DATA
2º trimestre de 2005.
ÁREAS ENVOLVIDAS
Matemática, Inglês e Espanhol.
PROFESSORAS
Márcia F. Salomão Guimarães
Célia Regina Chiachio Egea
Nilza Rosely F. Cassiolato de Lima
Luciana F. Salomão Biselli
INTRODUÇÃO
Dentre os vários povos existentes, o comércio
e o uso de unidades de medidas e dinheiro são as formas utilizadas para
realizar todos os tipos de transações.
Embora moedas e cédulas sejam apenas discos
de metal ou folhas de papel, em todo o mundo elas são aceitas em pagamento
do que se compra.
O dinheiro é um símbolo dotado de certo valor.
Ao longo da história, os mais variados objetos foram utilizados como meio
de pagamento.
O objetivo principal deste projeto pedagógico
é discutir com os alunos os vários tipos de unidades de medidas e a evolução
do dinheiro no decorrer dos tempos.
OBJETIVOS GERAIS
- Proporcionar ao público alvo a visualização da diferença entre unidades
de medidas nos três países;
- Ressaltar a grande importância do conhecimento da língua para poder interpretar
os sistemas de medidas;
- Ampliar os diferentes conteúdos trabalhados em sala de aula apresentando
os países.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conhecer e comparar as unidades de medidas
e as moedas dos três países.
DESENVOLVIMENTO
- Pesquisar na Internet, enciclopédias e com colaboradores a origem e evolução
do dinheiro, selecionando-os por meio de figuras ou fotos;
- Investigar as moedas com os respectivos nomes dos países de origem;
- Elaborar um quadro comparativo das moedas e unidades de medidas dos três
países.
METODOLOGIA
Inicialmente o projeto será apresentado a
todos, enfatizando os objetivos a serem alcançados, após a atividade. Em
seguida, a cada dificuldade superada, a aluno passará ao próximo desafio.
AVALIAÇÃO
A avaliação será progressiva, culminando com
uma exposição no final de agosto.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |