Projeto “Resgatando a Arte Circense II” 

Data: 30 de março de 2005
Séries envolvidas: 5ªs séries A, B, C e D.
Disciplinas: História, Artes, Educação Física e Ciências.

Fotos

É com muita satisfação que o Projeto Interdisciplinar “Resgatando a Arte Circense” será realizado pelo 2º ano consecutivo.
Este projeto visa à interação dos alunos das 5ªséries através da contextualização da arte circense nos seus aspectos intelectuais e práticos.
Juntas, as disciplinas de História, Educação Física e Artes, buscam inovar as aulas com um tema interessante e divertido.
É interessante usar essas aulas como um pequeno Ateliê de Arte e Expressão. Dentro das atividades que serão desenvolvidas a linguagem será ampla e tende para o lado social, pois estimula nas crianças o instinto de cooperação.
Efetivamente os alunos aprendem a lidar com desafios, medos e frustrações. Os educandos também estudam a contextualização do Esporte com História e Artes. Mais um ano o projeto será tremendamente fantástico.

“Resgatando a Arte Circense” será desenvolvido em etapas: 

1ª) Aulas expositivas:
Durante as aulas de História na semana do projeto, será acrescido o tema sobre a arte circense, analisando desde o seu surgimento até os dias atuais.
As aulas serão ministradas com o auxílio de textos e imagens referentes ao tema. 

2ª) Maquilagem Circense:
Será ensinada nas aulas de Artes  as técnicas da maquilagem circense.
A pintura do corpo e do rosto, (a maquilagem)  bem como as máscaras sempre encantaram o homem e exerceu algumas funções utilitárias, mas na maioria das vezes, serviram como uma  “camuflagem”. Atrás delas as pessoas se transportavam para outra realidade perdendo o medo e ousando em atitudes que não seriam postas em prática sem o uso delas.
No circo a maquilagem do palhaço transporta a pessoa para o mundo lúdico,brinca sem se preocupar com sua verdadeira personalidade.
Objetivos: Praticar a simetria, o uso das cores, o contraste e o contorno e perceber texturas no ato de maquilar o amigo (a). Se por um momento um palhaço se expressar. 

3ª) Educação Física:
Será feito no campão do Colégio algumas modalidades das artes circense como o equilíbrio na barra, apresentação de números de mágica, saltos e acrobacias de solo.
Os alunos irão até o local acompanhados pelo professor responsável.
Objetivos: Explorar e vivenciar as diferentes formas de atividades físicas dentro da realidade e ludicidade circense. 

4ª) Ciências:
Neste projeto, a disciplina Ciências discutirá com os alunos aspectos da arte circense relacionados aos fenômenos físicos e químicos: o equilíbrio na trave e a atração gravitacional e aspectos científicos dos truques mágicos.
Objetivos: Relacionar aspectos da arte circense com fenômenos naturais e explicações científicas.
 

Profª Gláucia
Profª Darcília
Profª Aninha
Profº Gustavo