Projeto "Ampliando a sala de aula"
Circuito Histórico-Cultural
São José do Rio Preto e Olímpia
Datas: 25/10/2004 - São José do Rio Preto
- 5ª série A e D
26/10/2004
- São José do Rio Preto - 5ª série B e C
05/11/2004
- Olímpia
Áreas Envolvidas: História e Geografia
TRABALHO EM CAMPO
1ª ETAPA
ROTEIRO CULTURAL E PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS RIOPRETENSES
Serão realizadas visitas aos locais da 1ª etapa com os professores
do Colégio São José.
- SESC
- TEATRO MUNICIPAL
- CINEMAS
- CASA DA CULTURA/HEMEROTECA
- BISPADO
- BIBLIOTECA MUNICIPAL
- SWIFT
- PALÁCIO DAS ÁGUAS
- CATEDRAL
- MERCADO MUNICIPAL
- BASÍLICA
METODOLOGIA
Os alunos deverão
entregar um trabalho digitado ou manual, com dados e referencias sobre os
locais (Teatro, Palácio das Águas, Mercado Municipal, Bispado etc), que
posteriormente o término das pesquisas serão visitados.
O objetivo das
visitas por esse roteiro cultural e patrimônios históricos é conscientizar
os alunos que a História está por toda a parte e pode estar relacionada
ao lazer.
As pesquisas
devem ser entregues ao professor de História antes de se iniciarem as visitas.
OBJETIVOS
"A escola
será templo ou estaleiro?" (Célestin Freinet)
"O homem
deve ser o sujeito de sua própria educação" (Paulo Freire)
Foi pensando
nestas frases, entre outros fatores, que surgiu a idéia de desenvolver o
projeto citado acima.
O ensino de
História torna-se realmente relevante quando os alunos juntamente com o
professor conseguem "enxergar" um sentido para esse estudo.
O fato de ir
conhecer os monumentos históricos de uma cidade como Rio Preto, origem da
maioria dos alunos, diz respeito à valorização dos fatos passados que estão
localizados em cada monumento.
Conhecer um
pouco da própria história social e política está intimamente ligada a construção
da cidadania através do ensino de história. Indagações são necessárias.
"Porque estudar
História? Para que estudar o passado se o importante é o presente? Quando
feitas pelos alunos, expressam de algum modo a falta de sentido no que lhes
é ensinado". (Ana Maria Monteiro. Preconceito
contra o passado e má compreensão do trabalho docente prejudicam o ensino.
Revista Nossa História, março de 2004,pág.85).
É justamente
por essas indagações, que se desenvolve tal projeto, no intuito de responde-las
e tornar dinâmica a compreensão do estudo de história, mudando a visão obsoleta
que se tem sobre o tema.
Visitar as fontes
dos acontecimentos históricos é no mínimo questionador, pois coloca o sujeito
diante da passagem do tempo. Imagine como os alunos de uma 5ªsérie vão se
sentir num arquivo ao manusear exemplares de jornais desde a fundação da
cidade ou até mesmo anterior. É interessante que os alunos percebam as folhas
amareladas pelo tempo, o tipo de impressão, a notícia que está ali a anos
ou décadas, bem anteriores aos seus nascimentos.
Isto pode despertar
no aluno a compreensão dos fatos históricos e um interesse contínuo em aprender
sobre o assunto.
"Num mundo
onde os meios de comunicação acentuam a importância do tempo presente, em
que o "aqui" e o "agora" parecem ocupar todas as atenções e o antigo é qualificado
como velho e descartável, o estudo da história torna-se difícil e desafiador".(Idem)
Mas felizmente
é possível mostrar que a história é indispensável, superando a falsa realidade
transmitida pelos meios de comunicação.
Professora Gláucia Cristina Rodrigues Gomes (História)
2ª ETAPA
TURISMO REGIONAL - CONHECENDO O ACERVO HISTÓRICO DE OLÍMPIA E O THERMAS DOS LARANJAIS
OBJETIVOS
O turismo é
basicamente uma prática relacionada às diversas atividades e movimentos
de uma sociedade. Entretanto para se desenvolver esse fenômeno, é preciso
identificar as inúmeras atividades culturais encontradas na sociedade. Resgatando
os valores históricos e culturais, bem como o lazer associado a eles.
Hoje se percebe
a importância da visita técnica, como forma de rever os conceitos teórico-metodológicos
e expressar o diálogo produzido em sala de aula, através da descrição da
paisagem geográfica, conhecida como o campo de desenvolvimento da ciência
geográfica, com a construção de conceitos a partir de observações feitas
no desenvolvimento técnico-científico e reforçadas pelo método da visita
técnica.
Em Olímpia o
turismo estimula e auxilia a cobrir gastos com preservação de sítios arqueológicos,
construções e locais históricos. O turismo intensifica a auto-estima da
comunidade local e oferece a oportunidade de uma maior compreensão e comunicação
entre os povos de formações diversas além de criar facilidades de recreação
que pode ser usada pela comunidade local.
Professora Janete Tavares de S. Zanuzzo (Geografia)