PROJETO: "ÀS MARGENS DA REPRESA" 

Enfoque 2004: ÁGUA, FONTE DE VIDA - Represa Municipal de São José do Rio Preto.

 Data: 16 de junho de 2004. 

Áreas Envolvidas: Ciências, Educação Artística, Educação Física, Geografia, Língua Portuguesa, História, Matemática e Informática. 

          JUSTIFICATIVAS E OBJETIVOS 

          A água é uma das maiores preocupações atuais. Apesar de sua abundante distribuição pelo planeta, cerca de 3/4 da superfície da Terra é constituída por água, somente cerca de 0,1% desta água está na superfície da Terra e 0,5% armazenada em bolsões de água do subsolo. Além disso, a degradação contínua destas preciosas fontes vem reduzindo cada vez mais a disponibilização deste recurso às populações e previsões pessimistas a respeito de escassez significativa da água potável pressupõem que em cerca de dez anos ela se tornará uma substância rara. Como a água é substância essencial para a vida e também para a manutenção de centros urbanos, transportes e lazer, esta escassez pode agravar ainda mais as relações entre as pessoas e países que já andam tão fragilizadas.

          Em São José do Rio Preto, próximo a sua região central, existe uma área de águas superficiais de extrema beleza natural e ótima opção de lazer e turismo: a Represa Municipal de Rio Preto. Além destes atributos, a água provinda de lá, após tratamento no Palácio das Águas, atende 40% da população da cidade e a Represa Municipal constitui um complexo ecossistema, com várias formas de vida, desde invertebrados a mamíferos, grande diversidade de algas e plantas, além de intrincadas cadeias alimentares. Contudo, vários pontos da Represa servem como ponto final de redes de esgoto, e a utilização inadequada desta área de lazer vem contribuindo para poluição de suas águas e interferindo no equilíbrio ambiental de suas populações naturais.

Considerando que a melhor forma de se interessar por um problema global e buscar soluções para resolvê-lo é compreendê-lo localmente, este projeto pretende levar os alunos da 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental a conhecer melhor o patrimônio aquático de São José do Rio Preto: a Represa Municipal, bem como outros objetivos específicos de cada área. 

CIÊNCIAS - Prof. Luis Gustavo da C. Galego

A Represa Municipal de São José do Rio Preto é uma das principais fontes de água da cidade. Neste sentido, ela é um importante manancial, necessitando ser cuidado e preservado. Além desta visão da água como manancial, outros enfoques serão abordados. Dentre estes enfoques, destacam-se questões pertinentes à poluição das águas, um grave problema envolvendo a Represa, o tratamento da água, higiene, o problema da falta de água e a Represa como fonte de biodiversidade, considerando as diferentes populações de organismos vivos que lá vivem.

 EDUCAÇÃO ARTÍSTICA – Profª  Ana Maria B. Cammarosano

Observando as necessidades do momento em que vivemos, o enfoque de educação artística neste projeto é a sensibilidade. Para isto, a Represa será contextualizada em nossa região como manancial importante, levando aos alunos à reflexão sobre o que ocorre com nossas águas e o ambiente que as circundam. Espera-se que os alunos tenham uma atitude sensível, observadora e renovadora manifestada a partir da apropriação da lingüagem fotográfica que será utilizada como código de registro artístico da ação construtiva e destrutiva do homem no seu ambiente.

 EDUCAÇÃO FÍSICA – Profª Darcília Ap. de Falco e Profº Marcos Antonio F. de Jesus

A prática de esportes é uma das grandes preocupações do homem moderno. Apesar da ampla gama de opções para a prática de exercícios que São José do Rio Preto oferece, poucas estão relacionadas a ambientes naturais. Dentre estas opções, destaca-se a Represa Municipal de São José do Rio Preto como área adequada para este fim. Neste projeto, o enfoque de Educação Física será justamente a prática de esportes na área: tipo de atividade física desenvolvida, exercícios aeróbios e anaeróbios, alongamento, etc. Para tanto, questionários e observações de campo serão realizadas.  

GEOGRAFIA – Profª Janete Tavares de S. Zanuzzo

          Considerando que o Meio Ambiente deve ser pensado, e relacionando com os problemas sociais, o objetivo da Geografia é observar o processo de desassoreamento, ou seja, a remoção dos sedimentos ou resíduos sólidos do fundo da represa  (dragagem).
         Com essa medida a represa ficará com sua capacidade de armazenamento aumentada, mais limpa, mais saudável, uma vez que ela é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% da população do município.

HISTÓRIA – Profª Gláucia Cristina R. Gomes

Na história da humanidade, água sempre desempenhou um papel fundamental para a origem e o desenvolvimento das cidades. Considerando a Represa Municipal de São José do Rio Preto um ponto fundamental para a história do município, o objetivo de História será resgatar este passado e entender como a cidade de Rio Preto se originou e se ampliou a partir da Represa.

LÍNGUA PORTUGUESA – Profª Vera Lúcia G. Racanicchi

         Tem por objetivo orientar os alunos quanto à observação, preservação do meio ambiente para que depois produzam um texto em forma de poesia, mostrando a eles que a poesia está em todos os lugares do universo, valorizando assim, o uso desse tipo de linguagem.

          MATEMÁTICA – Profª Márcia F. S. Guimarães

O uso da matemática é fundamental para a integração entre todas as áreas. Tendo em vista esta premissa, o papel da disciplina matemática, neste projeto será instrumental, junto com outras disciplinas. Nesse sentido, os dados obtidos pelos alunos durante as atividades desenvolvidas na Represa serão convertidos em dados percentuais e transformados em gráficos.

INFORMÁTICA – Prof. Joel Vieira

         Como em todo e qualquer trabalho é prudente e importante que se registre as suas etapas: projeto, coleta de dados e informações e conclusão apontada, além do que, pode-se também tornar público o trabalho através de sua apresentação, sendo que para tal a informática se faz presente.
         O computador é um grande aliado, pois possui programas e recursos específicos que auxiliam e agilizam a montagem e a confecção de documentos e slides, bem como a divulgação e exposição destes.
         Utilizando o software de apresentação de slides, Microsoft PowerPoint, os alunos montarão suas apresentações para exibição aos colegas e professores. Essas apresentações conterão imagens (fotografias, quadros, desenhos, esboços etc), textos, recursos de animação e sons.
         Quando da exibição das apresentações serão utilizados equipamentos tais como: microcomputador, projetor multimídia e telão.

Mara Cristina B. S. Freitas
Coordenadora do E.F.II
mfreitas@csj.g12.br

         Palavra do aluno

         Artigo no Diário da Região

Clique nas fotos para ampliá-las

     
     
   

Fotos: Prof. Luis Gustavo da C. Galego