Projeto "Água, Fonte de Vida"
Água, comunicação e transporte.
Rubinéia (SP) - Hidrovia Tietê/Paraná
Data: 01/04/2004 - 6ª série
Áreas envolvidas: Ciências, Educação Artística e Geografia.
Introdução
- Todos sabemos que durante a nossa vida, a água está sempre presente como
um recurso natural, fundamental para a sobrevivência do planeta. A escassez
da água é preocupante em todo o mundo. O objetivo principal desse projeto
pedagógicos é estimular a reflexão,o despertar de atitudes que favoreçam
a preservação do meio ambiente.
Objetivos Básicos
- Proporcionar ao público-alvo (alunos da 6ª série) a visualização da diferença
entre a paisagem natural e a paisagem geográfica (meio-ambiente modificado);
- Vivenciar a água como via de transporte (hidrovia), lazer, fonte de vida
(alimentação-pesca);
- Ressaltar a grande importância da preservação e não poluição dos recursos
hídricos da região;
- Proporcionar momentos ricos em socialização ao grupo participante;
- Relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a experiência
no campo.
Objetivos Específicos
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Vivenciar e interpretar os diversos locais que serão visitados (ponte
rodoferroviária, rios, embarcação, fronteiras de estados, ilha fluvial,
etc.) - linguagem fotográfica.
GEOGRAFIA
- Utilizar os diversos conteúdos trabalhados em aula - linguagem cartográfica;
- Observar a importância da rede hidrográfica desta região como fonte de
integração entre cidade e na região Centro-Sul do país;
- Identificar as diferentes vias de transporte e as principais mercadorias
transportadas na hidrovia e na rodoferrovia e comparar a quantidade de mercadoria
transportada em cada uma dessas vias bem como seu custo de transporte;
- Entender a diferença dos fusos-horários entre a região Sudeste e Centro-
Oeste (Rubinéia-SP e Aparecida do Taboado-MS).
CIÊNCIAS
- Observar as diferentes formas de vida existentes nos ecossistemas fluviais;
- Analisar as interações entre os seres vivos do ecossistema existente na
hidrovia;
- Compreender o impacto humano sobre o ecossistema e analisar o custo-benefício
da utilização de um rio como via de transporte humano em oposição a preservação
ambiental;
- Avaliar o impacto da utilização da hidrovia sobre as populações de seres
vivos que vivem às suas margens.
Clique nas fotos para ampliá-las.