Projeto "Água, Fonte de Vida"

Água, comunicação e transporte.
Rubinéia (SP) - Hidrovia Tietê/Paraná

Data: 01/04/2004 - 6ª série

Áreas envolvidas: Ciências, Educação Artística e Geografia.

Veja as fotos

Introdução
- Todos sabemos que durante a nossa vida, a água está sempre presente como um recurso natural, fundamental para a sobrevivência do planeta. A escassez da água é preocupante em todo o mundo. O objetivo principal desse projeto pedagógicos é estimular a reflexão,o despertar de atitudes que favoreçam a preservação do meio ambiente.

Objetivos Básicos
- Proporcionar ao público-alvo (alunos da 6ª série) a visualização da diferença entre a paisagem natural e a paisagem geográfica (meio-ambiente modificado);
- Vivenciar a água como via de transporte (hidrovia), lazer, fonte de vida (alimentação-pesca);
- Ressaltar a grande importância da preservação e não poluição dos recursos hídricos da região;
- Proporcionar momentos ricos em socialização ao grupo participante;
- Relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula com a experiência no campo.

Objetivos Específicos

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
- Vivenciar e interpretar os diversos locais que serão visitados (ponte rodoferroviária, rios, embarcação, fronteiras de estados, ilha fluvial, etc.) - linguagem fotográfica.

GEOGRAFIA
- Utilizar os diversos conteúdos trabalhados em aula - linguagem cartográfica;
- Observar a importância da rede hidrográfica desta região como fonte de integração entre cidade e na região Centro-Sul do país;
- Identificar as diferentes vias de transporte e as principais mercadorias transportadas na hidrovia e na rodoferrovia e comparar a quantidade de mercadoria transportada em cada uma dessas vias bem como seu custo de transporte;
- Entender a diferença dos fusos-horários entre a região Sudeste e Centro- Oeste (Rubinéia-SP e Aparecida do Taboado-MS).

CIÊNCIAS
- Observar as diferentes formas de vida existentes nos ecossistemas fluviais;
- Analisar as interações entre os seres vivos do ecossistema existente na hidrovia;
- Compreender o impacto humano sobre o ecossistema e analisar o custo-benefício da utilização de um rio como via de transporte humano em oposição a preservação ambiental;
- Avaliar o impacto da utilização da hidrovia sobre as populações de seres vivos que vivem às suas margens.

 

Clique nas fotos para ampliá-las.