Projeto Portinari

Peça teatral “Candim”

6º e 7º anos

outubro/2015

 

"O teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante" (Ingrid Dormien Koudela*).

É nessa perspectiva que, no último dia 21, oportunizamos mais um espetáculo na escola. Os alunos do 6º e 7º ano assistiram ao espetáculo “Candim”, produzido sob a temática da vida e obra do artista Cândido Portinari. A peça conquistou mais de 40 prêmios em festivais de teatro de todo o país e que, inclusive, foi apresentado em Portugal.

“Candim” conta a história do pintor voltando ao passado, em Brodowski, sua terra natal, como o menino Candinho, para reviver aventuras, brincadeiras e medos ao lado de sua amiga Janelise.

A peça foi criada pela Cia. da Casa Amarela e revive a vida e a obra do pintor de forma poética, extasiante e sensível, divertindo e emocionando as plateias de todas as idades. O que não foi diferente aqui no colégio, os alunos e professores se emocionaram, riram e refletiram sobre a vida e a obra desse imortal artista brasileiro.

Entendemos que ao oportunizar o teatro na escola trabalharmos uma outra linguagem que promove a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Utilizar o teatro aliado à educação favorece aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico, existindo um clima de liberdade o qual o aluno libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações.

*Ingrid Dormien Koudela é consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br