"A Escola Escalando"

Projeto “A Escalada na Educação Física”

9º ano

outubro/2015 

 

 

Com o objetivo de promover a qualidade motora, a socialização, a criatividade, estimular a tomada de decisão e resolução de problemas, a Educação Física propôs aos alunos um projeto de escalada indoor, que é um tipo de escalada feita fora do ambiente natural, em paredes que possuem diversos pontos afixados que simulam áreas rochosas, projetadas e equipadas para garantir total segurança ao escalador, não eliminando o sentido da aventura intrínseca à atividade.

Cada via é um problema proposto, com níveis de dificuldade diferentes, que exigem além do trabalho físico, concentração e raciocínio.

O praticante se vê obrigado a pensar para descobrir a melhor maneira de se movimentar pela parede, com a ajuda de outra pessoa que equilibra o movimento.

Nos meses de setembro e início de outubro, os alunos do 9º ano participaram dessa “aventura” na Academia Altitude, local preparado com profissionais que orientam com competência os caminhos da atividade.

Em cada via, o aluno descobre questões dos conteúdos estudados nas diversas disciplinas e avança após a resposta correta, se preparando também para a elaboração do TB do 3º trimestre.

Sem dúvida é uma ação pedagógica que além da prática corporal, mostra a importância do trabalho em equipe e do exercício físico para uma vida saudável. 
  

              Professor César Augusto Corradi

ccorradi@csj.g12.br