Dos Bandeirantes à República

Itu e Porto Feliz

6º ano

setembro/2014 

 

        As viagens educacionais, por envolver os alunos com o ambiente físico, histórico, geográfico e ecológico, é uma metodologia facilitadora para o processo de ensino e de aprendizagem, partindo-se do pressuposto de que o ambiente novo é um incentivador para a exploração no campo do conhecimento e das atitudes.

        Fora do ambiente da família e da escola, essas viagens proporcionam ao aluno o uso de sua liberdade e responsabilidade frente a si e a seus companheiros, exercitando sua sociabilidade e respeito ao próximo e aos patrimônios visitados. É o momento em que ele percebe que é mais difícil ser livre do que ser dirigido.

        A excursão para conhecer Itu e Porto Feliz foi, sem dúvida, um mergulho na história do nosso país. No ônibus muita diversão, a começar com o cantar do Hino Nacional, pois queriam provar para nós, professores, que já o tinham aprendido. Continuaram cantando músicas, tirando muitas selfies, jogos de adivinhações, muitas guloseimas.

Ao chegar em Itu, no hotel, o jantar nos aguardava, mas o que mais queriam eram o horário livre para jogar no salão de jogos e a permissão para ficarem nos quartos dos colegas. A ansiedade estava alta; a felicidade girava em torno do grupo.

Pela manhã, acordamos no horário combinado, tomamos o café e visitamos a Praça dos Exageros e o centro onde se encontram o grande Orelhão e o grande Semáforo.

À tarde visitamos o Museu da República, onde pudemos ver os móveis, os retratos, os quadros que exibem a atmosfera da época. O museu é o próprio casarão da família Almeida Prado, onde os republicanos  se reuniam para consolidarem o movimento. No museu da Energia, com ajuda das monitoras, conhecemos a história do prédio, passando pela história arquitetônica até chegar à evolução da tecnologia moderna de eletricidade.

A Casa da Cultura, antiga Fábrica de Tecidos São Luís, foi surpreendente, passeamos pelo antigo túnel, vimos de perto a antiga caldeira usada para amaciar os flocos de algodão e os detalhes arquitetônicos. De volta à praça, paramos para tomar um grande sorvete. Mais um momento de diversão!

No domingo de manhã, fomos visitar a Fábrica de Chocolate. O espaço da fazenda, os animais como pavão, avestruz, patos, galinhas, cavalos, foram o motivo dos alunos ficarem extasiados. No trajeto de ida e de volta da fazenda Fábrica de Chocolate, o rio Tietê corria ao nosso lado e não pudemos deixar de notar e comentar a grande quantidade de espuma branca de poluição que se formou pela precipitação da chuva. Foi uma ótima oportunidade para conversarmos à respeito da questão ambiental e da  poluição de nossos rios.

Ao chegarmos em Porto Feliz, fomos direto ao Parque das Monções, uma paisagem linda e historicamente muito rica, valorizando o Rio Tietê e os Bandeirantes. Os alunos ficaram fascinados com os detalhes e com as fontes históricas ainda disponíveis para nós.

        Um pouco já cansados, mas ainda ansiosos para voltarem e contarem tudo, demos início ao nosso retorno a São José do Rio Preto.

Prof. Guilherme Martins Sonehara
gsonehara@csj.g12.br

Profa. Marcella de Piemonte P. Borges
mborges@csj.g12.br

Prof. Ricardo Conti Costa
rcosta@csj.g12.br

 

 

Depoimentos

 

            No fim de semana de 19 a 21 de setembro, alguns alunos dos 6ºs anos foram a Itu e Porto Feliz. Em Itu, visitamos vários museus e praças; fomos à Praça dos Exageros cujo nome faz sentido, pois tudo é grande, como bancos, escorregadores; fomos ao Museu da Eletricidade e vimos tudo que há de novo e antigo sobre luz e energia. Em Porto Feliz, visitamos o Parque das Monções e vimos formações rochosas de arenito. Sem dúvida, essa foi a melhor viagem do ano.

Amadeo Olivier Castelan Falsoni – 6ºA

 

            Eu gostei muito da viagem, principalmente, porque fomos com nossos amigos. Achei muito interessante as coisas de Itu serem grandes. O mais legal foi conhecer o Museu da Energia e a Fábrica de Chocolate, ver o que as pessoas usavam antigamente e a surpresa de encontrar animais.

Giovana Simões Franco – 6ºA

 

Essa viagem foi muito legal. O passeio que me chamou atenção foi o Museu da Eletricidade. Lá, foi contada a história que, como antigamente não havia canos, as pessoas só tomavam banho algumas vezes por ano; em maio (“mês das noivas”), para disfarçar a falta de banho, as noivas pegavam as flores mais cheirosas e faziam seu buquê e a igreja onde se casavam também era enfeitada com flores pois os convidados também estavam com mal cheiro.

Júlia Rits – 6ºA

 

Eu achei que a viagem foi muito boa, bem divertida e engraçada.

            Fomos à Praça dos Exageros onde há diversos objetos grandes, como por exemplo garrafa de Coca-Cola, chuteira, bola, pássaro. Almoçamos e conhecemos três grandes museus, como o Museu Republicano de Itu, e, por fim, a Igreja da Matriz. Em Porto Feliz, conhecemos o Parque das Monções.

            Voltamos para casa contentes e com muitas histórias para contar de Itu.

Felipe Grossi Beolchi – 6ºB

 

            A viagem para a cidade de Itu foi muito legal. Nós fomos à Igreja, a uma lojinha que vendia coisas grandes, a museus e a um parque onde tudo era grande. Adorei o hotel onde ficamos. Mal tenho palavras para descrever essa viagem.

            Em Porto Feliz, gostei muito do Parque das Monções e a comida de lá era uma delícia.

José Antônio do Carmo Faria Neto – 6ºB

 

Nós que fomos para Itu e Porto Feliz vimos muitas coisas legais, como o orelhão gigante na Praça dos Exageros e, também, vimos um semáforo gigante na rua. Em Porto Feliz, fomos ao Parque das Monções onde havia muita vegetação.

Thiago Rodrigues Navarro Hernandes – 6ºB

 

Em Itu, vimos o Museu da Energia, a Fábrica de Algodão e a Praça dos Exageros. Foi muito engraçado ver coisas tão grandes que, normalmente, vemos que são bem pequenas. Foi muito legal.

Ana Luiza Paro Heitor – 6ºC

 

            Eu gostei muito de Itu, principalmente os objetos gigantes: o interfone, as formigas, a bola de futebol, a chuteira, o orelhão. Em Porto Feliz, fomos ao Parque das Monções onde vimos uma paisagem muito bonita.

Fernando Dottore Parro – 6ºC

 

            Saímos de SJRP às 14h e chegamos em Itu às 20h. No segundo dia, visitamos três museus e a Igreja. No terceiro dia, visitamos a Fábrica de Chocolate; depois, fomos para Porto Feliz e visitamos o Parque das Monções. Voltamos para SJRP.

Sophia Fernanda S. Olgini Capello – 6ºC

 

            Amei a viagem. No primeiro dia, fomos para o hotel, jantamos e dormimos. Nos dias seguintes, fizemos passeios incríveis. Voltamos para nossas casas cheios de saudade.

João Victor Porto – 6ºD

 

A viagem que fizemos a Itu nos ensinou muitas coisas, como os bandeirantes que exploraram o Brasil. Gostamos bastante de visitar a Fazenda de Chocolate, pois nós conhecemos vários tipos de aves, ficamos em contato com a natureza e vimos vários animais. Outra coisa legal foi o hotel, nos divertimos muito. Foi uma viagem ótima e tranquila.

Ryan Pedron Souza – 6ºD

 

            Em Itu, fizemos muitas coisas divertidas e interessantes. Cada passeio foi algo cada vez mais belo e inesperado. Os objetos gigantes de Itu com certeza é uma das melhores coisas que vimos! Adorei! Também gostei da vegetação única de Porto Feliz, era tudo muito lindo! Na cidade, havia vários museus que não são possíveis de explicar apenas com palavras! Vale a pena ver e passear por essas duas lindas cidades!

Sofia Almudena Pajares de A. B. Ruiz – 6ºD