Colégio São José e a Escalada Indoor

9º ano

setembro/2014 

 

 

A escalada é um esporte derivado do montanhismo, praticado em superfícies verticais, que valoriza a superação e o esforço, a necessidade do conhecimento técnico, do preparo físico e psicológico, dentre outros aspectos, mas apesar de ser esportiva, não está muito relacionada à competição, pois há, nessa prática, outros fatores inerentes, como a característica essencialmente coletiva, que exige trabalho em equipe, essencial à superação de dificuldades e  ao autoconhecimento de seus limites.

A motivação do escalador está muito relacionada ao sentimento de superação pessoal, sendo que o que fica dessas experiências é o reforço a valores subjetivos, como o companheirismo e a valorização de conquistas importantes, que acontecem de forma gradual, a partir da transposição de pequenos desafios.

Nos dias 25, 26, 29 e 30 de setembro, os alunos do 9º ano, acompanhados pelo Profº César Corradi, foram a pé para a Academia Altitude, que é próxima do Colégio, e realizaram a escalada durante a manhã. Demonstraram satisfação com a atividade, percebendo a importância desse esporte para reforçar, além dos aspectos físicos, a responsabilidade com a equipe.

Sem dúvida é uma atividade que agrega valores à saúde física e mental.

Prof. Cesar Augusto Corradi
ccorradi@csj.g12.br