Cubo Mágico - 40 anos

7º ano

maio/2014

 

O cubo mágico ou cubo de Rubik, em homenagem ao seu inventor húngaro Ermo Rubik, é um quebra-cabeça tridimensional, confeccionado, geralmente em plástico. A versão mais comum é a 3x3x3, composta de 6 faces de 6 cores. Outras versões menos conhecidas são 2x2x2, 4x4x4 e 5x5x5.

Para Rubik, a explicação para tal popularidade é justamente a contradição entre a simplicidade de um cubo e a complexidade de um quebra-cabeça tão difícil de resolver. O cubo possue uma única solução e mais de 43 quintilhões de combinações.

Rubik inventou o cubo mágico em 1974, completando, no mês maio de 2014, 40 anos de sua existência. O próprio inventor demorou quase um mês para resolvê-lo pela primeira vez. Ainda hoje, Rubik trabalha com pesquisas para aproximar jovens à tecnologia, ciências, engenharia e matemática.

Com o objetivo de incentivar, estimular o raciocínio lógico e ajudar no processo da criatividade com o planejamento de estratégias, os alunos do 7º ano do Colégio São José assistiram a uma apresentação sobre as curiosidades e técnicas de resoluções do cubo mágico. A demonstração ocorreu no dia 28/05/14 no salão Nobre do colégio sobre a responsabilidade do Professor Mestre Leonardo Tambellini.       

Após oficinas para orientações sobre  técnicas de resoluções, faremos campeonato entre os alunos para intensificar essa prática tão envolvente e tão eficaz para o desenvolvimento de habilidades.

 

Profa. Claudia Augusta dos Santos Del Rio
crio@csj.g12.br

Profa. Marcela Arantes Magri
mmagri@csj.g12.br