Projeto "Resgate de brincadeiras e brinquedos antigos"

8º ano

novembro/2014 

 

Resgatar a origem dos brinquedos, brincadeiras e jogos tradicionais, como expressão da história e da cultura, possibilita aos alunos uma aproximação com os mais velhos e o conhecimento sobre as atividades lúdicas em um tempo onde a tecnologia não imperava.

Apesar de estarmos vivendo na era do desenvolvimento tecnológica, da globalização, com notícias e informações no tempo real, os alunos se envolvem com as brincadeiras antigas, percebendo a importância das regras e do respeito às diversidades de ideias e opiniões do grupo ao qual estão inseridos.

            O Projeto visa conservar a memória e a percepção de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, mas interagir e desenvolver valores importantes para o desenvolvimento global, fazendo desse momento um espaço cultural com trocas de conhecimento e de oportunidade a todos.

Para alcançar os objetivos propostos, o projeto, foi desenvolvido pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em três etapas:

1ª Etapa:

ü  Pesquisa escrita com os pais, avós ou pessoas com mais de 40 anos.

2ª Etapa:

ü  Formar grupos e materializar as brincadeiras idealizadas;

ü  Definir os temas para os diversos grupos;

ü  Preparar o material e organizar a pratica das atividades escolhidas.

3ª Etapa:

ü  Realização do Projeto no mês de novembro, com visitação e participação dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II;

ü  Produção de texto contando sobre a experiência individual e coletiva de cada aluno com o desenvolvimento do projeto.

 

Com a organização das professoras de Português Cláudia Fernandes C. Pinheiro e Marta Maria C. Fregnan Faça e do professor de Educação Física Marcos Antonio F. de Jesus, os alunos finalizaram seus trabalhos de pesquisa recebendo, no dia 10 de novembro, a visita dos alunos do Ensino Infantil e também do Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, no ginásio de esportes, para conhecer e brincar com os 22 tipos diferentes de brinquedos e brincadeiras proporcionadas pelos diversos grupos, formados por 5 ou 6 alunos do 8º A, B, C e D.

 

Atividades desenvolvidas:

VOLEI BOLÃO, TWISTER, FUTEBOL DE BOTÃO, TIRO AO ALVO, PESCARIA, BOLICHE, BOLA AO ALVO, PULA CORDA, DANÇA DA CADEIRA, PÉ DE LATA, PULA TOTÓ, PETECA, TEATRO INFANTIL, CORDA BAMBA, GAMES ANTIGOS, PERNA DE PAU, CORRIDA DE SACO, CAMA ELÁSTICA, ELÁSTICO E BAMBOLÊ, AMARELINHA e ARGOLA.

 

Depoimentos de alunos do 8º ano EF:

“Impressionou-me o sorriso das professoras que relembraram os jogos de infância, mas principalmente o sorriso das crianças que descobriram um “novo/antigo” jeito de se divertir.”

“O projeto “Brinquedos e brincadeiras antigas” foi muito importante, pois mostrou, para as crianças de hoje, a infância de antigamente.”

“Eu gostei bastante de desenvolver o projeto “Brinquedos e brincadeiras antigas” e, com certeza, todas as crianças se divertiram bastante. Apesar do cansaço, valeu a pena!”

“Por um dia pudemos nos sentir professores, responsáveis por organizar a aula. Foi uma experiência realmente diferente e cansativa, mas foi tudo compensado pelo sorriso das crianças brincando.”

“A parte que eu mais gostei foi quando todos se trocaram e se fantasiaram... e tudo isso para fazer as crianças felizes!”

“Nesse dia, relembrei minha infância, mas fiquei muito cansada... as crianças têm tanta energia!”

 

 

Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br 

Profa. Cláudia Fernandes C. Pinheiro
cpinheiro@csj.g12.br

Prof. Marcos Antônio F. de Jesus
mjesus@csj.g12.br