São Paulo Cultural

Viagens Educativas

8º ano

maio/2013 

 

As viagens escolares constituem-se não só em uma estratégia de ensino e aprendizagem de conteúdos específicos, mas também em uma forma de proporcionar aos alunos a ampliação de experiências educativas.

As atividades extras e visitas estimulam a observação, a comparação e a reflexão tão importantes no processo da construção do conhecimento. E assim embasados nessa referência, organizamos uma viagem a São Paulo, em lugares de destaque científico e artístico:

 

- Espaço Cultural Catavento: localizado no Palácio das Indústrias,  antiga sede da Prefeitura de São Paulo, no Parque D. Pedro II, centro. O principal objetivo do Catavento é apresentar aos visitantes esse espaço lúdico, social e cultural, com ambientes de aprendizagem interativos, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência, além do desenvolvimento sócio-cultural.

Esse magnífico espaço cultural e educacional apresenta ao público, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo, focado em 4 seções: Universo,Vida,Engenho e Sociedade.

O Palácio das Indústrias foi construído entre 1911 e 1924, em estilo eclético, projetado por Domiziano Rossi, uma riqueza arquitetônica inigualável, com cerca de 8.000 metros quadrados, época em que São Paulo tinha apenas 100.000 hab.

 

- Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – (MASP):  inaugurado em 1947 por Assis Chateaubriand  e Pietro  Maria Bardi, na Av. Paulista, em frente ao Parque Trianon. O museu comporta a coleção considerada a mais importante do Hemisfério Sul, com obras de artistas brasileiros e estrangeiros, principalmente italianos e franceses, com um acervo que cobre o século19 ao 20. O MASP foi projetado pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e se tornou  cartão postal da cidade. O vão livre do prédio tem 74metros de comprimento, um dos maiores do mundo. O museu abriga uma das maiores bibliotecas do país especializadas em arte.

 

- Parque Trianon: cujo nome é (Tenente Siqueira Campos) pode ser comparado a uma ilha urbana, embelezando a Avenida Paulista. Foi inaugurado em 3 de abril de 1892, durante o processo de  urbanização da cidade de São Paulo, um ano após a inauguração da Avenida Paulista.

Naquela época o ambiente cultural da aristocracia cafeeira era dominado por influência do romantismo europeu do século XIX e, dessa forma o parque acabou ganhando ares de um jardim inglês, apesar de sua exuberante vegetação  tropical, remanescente da Mata  Atlântica.

A corrida de São Silvestre, importante maratona de São Paulo, iniciada em 31 de dezembro de 1925, tem a largada e chegada na Av. paulista, próxima ao Trianon e MASP.

 

- “O Rei Leão” – o marco da Broadway: é um musical fruto da união de talentos musicais e teatrais, reconhecidos em todo o mundo e da fusão das mais sofisticadas disciplinas das artes cênicas africanas, ocidentais e asiáticas.

Um espetáculo único e repleto de valores familiares, demonstrando o envolvimento das pessoas com suas raízes. O Rei Leão faz o espectador repensar no peso das nossas ações e no efeito que elas têm sobre o nosso ambiente, assim como a importância de pertencermos a um grupo.

Há mais de 15 anos na Broadway, conta com canções de Elton John e Tim Rice, na voz de Gilberto Gil. Apresentado em 19 países e traduzido para 8 línguas,com 70 prêmios, agora está pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, no Teatro Renault (antigo Teatro Abril).

 

- Shopping Pátio Higienópolis: inaugurado em 18 de outubro de 1999, no elegante Bairro de Higienópolis, em um prédio com características da arquitetura clássica do séc. XIX, na Avenida Higienópolis.

É um importante centro comercial, composto por 305 lojas, muitas de grifes famosas, cinemas, Teatro Folha e uma ampla área de alimentação.

 

Profª. Ana Cláudia Bertini Ciencia (Língua Portuguesa)
aciencia@csj.g12.br

Profª. Janete Tavares de Souza Zanuzzo (Geografia)
jzanuzzo@csj.g12.br

Mara Cristina B. da S.Freitas (Coord. Pedagógica)
mfreitas@csj.g12.br