São Paulo Cultural

9º ano

novembro/2013 

 

Nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2013 os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com os professores Elisete (Ciências) e Marcos (Educação Física) participaram de uma viagem cultural visitando o Espaço cultural Catavento,  o Aquário de São Paulo, o Teatro Renault, onde assistiram ao espetáculo “O REI LEÃO” e o Parque aquático “Wet'n Wild”.

Os objetivos principais da atividade foram tornar a aprendizagem de Ciências Naturais uma tarefa significativa, propiciando situações nas quais os educandos podem expor seus conhecimentos, revê-los e utilizá-los no seu cotidiano. Além disso, buscou ampliar o conhecimento do aluno sobre as inúmeras atividades práticas da cultura corporal do movimento através de atividades diversificadas, lúdicas e recreativas que divertem e favorecem a socialização do grupo envolvido.

 

Locais visitados

 

ESPAÇO CULTURAL CATAVENTO: localizado no Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura de São Paulo, no Parque D.Pedro II, centro. O principal objetivo do Catavento é apresentar aos visitantes esse espaço lúdico, social e cultural, com ambientes de aprendizagem interativos, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência, além do desenvolvimento sócio-cultural.

Esse magnífico espaço cultural e educacional apresenta ao público, a ciência e os problemas sociais, de um modo atraente e participativo, focado em 4 seções:

Universo,Vida,Engenho e Sociedade. O Palácio das Indústrias foi construído entre 1911 e 1924, em estilo eclético, projetado por Domiziano Rossi, uma riqueza arquitetônica inigualável, com cerca de 8.000 metros quadrados, época em que São Paulo tinha apenas 100.000 habitantes

 

AQUÁRIO DE SÃO PAULO: inaugurado em 2006, é o maior aquário temático (água salgada e água doce) da América Latina e o maior oceanário com 1 milhão de litros de água salgada. Está situado no Bairro do Ipiranga. São aproximadamente 3.000 animais em exposição, entre tubarões de mar aberto, moreias gigantes e outras preciosidades da fauna marinha que nadam em uma cabine subaquática com enormes vitrines, dando a sensação de fundo de mar.

 

“O REI LEÃO” – O MARCO DA BROADWAY: é um musical fruto da união de talentos musicais e teatrais, reconhecidos em todo o mundo e da fusão das mais sofisticadas disciplinas das artes cênicas africanas, ocidentais e asiáticas. Um espetáculo único e repleto de valores familiares, demonstrando o envolvimento das pessoas com suas raízes. O Rei Leão faz o espectador repensar no peso das nossas ações e no efeito que elas têm sobre o nosso ambiente, assim como a importância de pertencermos a um grupo.

Há mais de 15 anos na Broadway, conta com canções de Elton John e Tim Rice, na voz de Gilberto Gil. Apresentado em 19 países e traduzido para 8 línguas,com 70 prêmios, agora está pela primeira vez no Brasil e na América do Sul, no Teatro Renault (antigo Teatro Abril).

 

PARQUE AQUÁTICO “WET'N WILD: Os alunos recebem um verdadeiro banho de conhecimento sobre responsabilidade ambiental, além de atividades de entretenimento no parque. Profissionais treinados e experientes proporcionam aos estudantes conhecimento sobre o meio ambiente, sustentabilidade e também sobre toda a estrutura que sustenta o parque aquático mais famoso do mundo, da captação da água ao seu tratamento.  O Projeto conta com atividades que estimulam a autonomia, a auto identidade, a autodeterminação, a autoestima e a auto realização por parte dos estudantes, proporcionando o equilíbrio ideal entre aprendizado e entretenimento, facilitando a retenção das informações transmitidas durante o período.

 

Profa.. Elisete Filomena Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br

Prof. Marcos Antônio F.de Jesus
mjesus@csj.g12.br