Carnaval de Veneza e as Máscaras

8º ano

novembro/2013 

Mascarados do Carnaval de Veneza

  

No século XVII, surge em Veneza a tradição de se andar mascarado nas ruas. Cada máscara era única e era uma forma de disfarce que os nobres da época usavam para saírem às ruas e se misturarem à multidão.

A máscara era usada com uma capa de seda negra que, aos poucos, foi se diversificando através do tempo (cores e bordados).

Muitos crimes começaram a ser praticados na cidade tendo em vista o uso delas em duplicidade, fazendo com que pessoas inocentes fossem acusadas. Assim, o seu uso foi proibido por quase dois séculos, voltando a ser liberado em 1979 na época do Carnaval (antes da Quaresma). Em Veneza, o Carnaval é uma festa que se prolonga por 10 dias. 

Tendo como pano de fundo a Comédia Dell’Arte e o Carnaval de Veneza, realizamos pelo segundo ano consecutivo, em todos os 8°s anos do Ensino Fundamental, um trabalho que objetiva a criação de máscaras inspiradas nos modelos venezianos.

Cada aluno aplicou o material (gesso) no rosto do colega, moldando cuidadosamente a máscara(uma etapa para os pares, outra para os ímpares), depois disso, seguiu-se a aplicação de massa corrida, lixamento, desenho, pintura e, por último, a aplicação de verniz.

Elaborar  uma máscara esconde inúmeros objetivos:

·       a atenção e a socialização entre todos os alunos da sala, fazendo  desse trabalho um acontecimento único onde as oportunidades de aprendizagem se tornam infinitas.

·        Idealizar, criar e executar são etapas que tornam esse relacionamento um acontecimento que ultrapassa os muros da escola, aprofundando o nível de amizade e cumplicidade entre todos.

Valeu a pena  ver a alegria, contato e aprimoramento se transformando numa bagagem indelével de cultura.
    

Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br