Hidrovia Tietê/Paraná

8º ano

outubro/2013 

Hidrovia do Mercosul, tão perto de nós

Existe um olhar econômico e ambiental para incentivar o uso das hidrovias, comparando os danos e benefícios das malhas rodoviárias e ferroviárias. A Hidrovia tem de longe menor consumo de combustível, maior eficiência energética, maior segurança de carga, menor emissão de gases, menor impacto ambiental e número de acidentes. Um comboio carrega o equivalente a 210 carretas.

A Hidrovia Tietê/Paraná possui 2.400 km navegáveis, com área de influência sobre os estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, com vias nos seguintes rios: Paraná, Paranaíba, Paranapanema, Piracicaba, Tietê, Grande e canal de Pereira Barreto, por isso cognominada Hidrovia do Mercosul.

O trecho paulista é de 800 km com 10 eclusas, 10 barragens, 23 pontes, 10 estaleiros e 30 terminais intermodais de carga (ferroviário e rodoviário), transportando grãos, minérios, hortaliças e frutas, madeira, combustível e insumos agrícolas: calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas.

Os alunos do 8º ano puderam vivenciar a bordo do Barco Odisseia, dentro do trecho visitado, o funcionamento de uma eclusa e comprovar o diferencial competitivo de uma hidrovia. É realmente um passeio de reconhecimento de nosso potencial regional, bem como complementação dos ensinamentos em sala de aula.

Equipe Pedagógica