6º ano
agosto/2013
Docentes envolvidos:
Janete Zanuzzo (GEOGRAFIA) jzanuzzo@csj.g12.br
Guilherme Martins Sonehara(CIÊNCIAS) gsonehara@csj.g12.br
Elisete F. F. dos Reis(CIÊNCIAS) ereis@csj.g12.br
Coordenação
Mara Cristina B. da S. Freitas. mfreitas@csj.g12.br
Justificativa
"Cada
dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o
que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de
fome."
(Mahatma Gandhi)
A educação acontece em diferentes lugares. O projeto “Descobrindo a Natureza”, realizado no Sítio Hipona, oportuniza aos alunos atividades práticas de estudos do meio (luminosidade, umidade, tipo de solo e relevo) com os seres vivos - principalmente vegetais - que ocupam determinados locais e de sua preservação efetiva e eficiente.
A interação e participação dos alunos nas atividades propostas e nas ações coletivas contribuem para a formação e a conscientização da necessidade de mudança de paradigmas em relação ao meio em que está inserido, pois acreditamos que quando a criança investiga para responder a questões como “O que acontece se …?” ou “Quais as diferenças e as semelhanças entre …?”, ela está se envolvendo com a aprendizagem.
A leitura ecológica é realizada no bosque, preparado intencionalmente para atividades práticas, possibilitando sua continuidade no ambiente da sala de aula. A vegetação ao entorno propicia os estudos referentes à mata ciliar, assoreamento de rios e lagos, preservação da biodiversidade local e a compreensão da vegetação nativa.
Experiências como essas acabam sendo enriquecedoras, pois além de promover a ampliação e fixação do conhecimento científico pelos alunos, desenvolve ainda o espírito de cooperação (nas atividades propostas e nos momentos de recreação) e de partilha (no lanche comunitário).