Semana de Atualidades

8º e 9º anos

abril/2013 

(imagem adaptada do logotipo da exposição realizada pela Rioprevidência Cultural - RJ)

 

 

Em 1988, o Brasil perdia o cartunista Henrique de Sousa Filho, o Henfil.

Henfil foi um símbolo da luta contra a ditadura militar no Brasil e começou sua fama como cartunista no final dos anos 60, através do Pasquim e Jornal do Brasil. Sua obra foi marcada por um desenho político com muito humor e crítica, focado em personagens tipicamente brasileiros.

Destacando a memória deste importante nome para a cultura brasileira, a semana de atualidades de Língua Portuguesa dos 8os e 9os anos teve como título “25 anos sem Henfil”.

            Para iniciar o contato com o tema, os alunos conheceram a biografia de Henfil: nascimento, carreira, família, problema de saúde, luta contra o regime militar, etc, além de algumas das personagens criadas pelo cartunista.

Em seguida, no 8º ano, associando o tema da semana a um dos conteúdos trabalhos no 1º trimestre (humor e crítica), foram lidos alguns cartuns e charges de Henfil, a partir dos quais os alunos fizeram cartazes, em sala.

O 9º ano também conheceu um pouco mais sobre Betinho, irmão de Henfil, homenageado no livro Cenas urbanas, de Júlio Emílio Braz, lido este mês.

            Uma mostra da contemporaneidade da obra de Henfil é que o vestibular da Universidade Estadual Paulista trouxe, na prova de Língua Portuguesa, uma tirinha dos Fradinhos, intitulada “Mai Bróder”, a partir da qual era cobrada do candidato uma leitura sobre a posição de cada personagem quanto à igualdade sócio-econômica dos homens. Este e outros exercícios relacionados à tira foram resolvidos.

            Por fim, “O bêbado e a equilibrista”, composição de Aldir Blanc e João Bosco, foi o texto estudado nas últimas aulas da semana. A partir da letra, foram trabalhados não só elementos relativos ao contexto, como também aspectos gramaticais.

 

Profa. Ana Cláudia Bertini Ciencia
aciencia@csj.g12.br

Profa. Cláudia Fernandes C. Pinheiro
cpinheiro@csj.g12.br