Dia Nacional da Matemática

8º ano

maio/2012

 

          O Dia Nacional da Matemática é comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da Deputada Professora Raquel Teixeira. A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

          Malba Tahan era o pseudônimo do professor de matemática Julio César de Mello e Souza, nascido no Rio de Janeiro no dia 6 de maio há 117 anos. Ele é o autor de um dos maiores sucessos literários de nosso país, o romance O Homem que Calculava, já traduzido em doze idiomas. 

          Trabalhando as obras de Malba Tahan é possível mostrar aos alunos que a Matemática pode ser uma divertida e desafiante aventura podendo ser ensinada de forma dinâmica e criativa. 

          Para comemorar este dia, os alunos encenaram trechos do livro O Homem que Calculava. Cada turma ficou encarregada de um capítulo. Ficaram responsáveis pela escrita do roteiro, ensaio dos atores, montagem dos cenários e das roupas, dependendo da criatividade de cada turma.

          As peças, apresentadas no salão nobre no dia 07 de maio, fizeram parte do trabalho do primeiro trimestre deste ano letivo.

Profa Marcela Arantes Magri
mmagri@csj.g12.br
Prof. Marcelo Torres Branco
mtbranco@csj.g12.br

 


Álbum de fotografias

Assista aos vídeos
Vídeo 1
Vídeo 2
Vídeo 3
Vídeo 4