Projeto "Análise Geográfica, Ambiental e Turística no

Zoológico e Bosque Municipal de São José do Rio Preto"

6º ano

outubro/2012 

  
Áreas envolvidas:
Geografia, Português e Informática

Professores responsáveis:
Janete Tavares de Souza Zanuzzo (jzanuzzo@csj.g12.br)
Vera Lúcia Girardi Racanicchi (vracanicchi@csj.g12.br)
Paula Fernanda Prette Charaf Bdine (pbdine@csj.g12.br)

Coordenação:
Mara Cristina B. S. Freitas (mfreitas@csj.g12.br) 

Ano: 6º A, B, C, D e E

 

Justificativa 

Esse projeto trata dos temas ambientais como temas geradores para a educação ambiental, inspirados na pedagogia Paulo Freire, para quem, educar é um ato de conhecimento da realidade concreta, das situações vividas, um processo de aproximação crítica da própria realidade: compreender, refletir, criticar e agir são as ações pedagógicas pretendidas. Os temas geradores são, portanto, estratégias metodológicas de um processo de conscientização da realidade.

Para superar o tratamento conteudista, mecânico, vazio de significados concretos, entendemos que os temas ambientais locais devem ser tratados como temas geradores de reflexões mais amplas e consequentes para a formação crítica e transformadora dos sujeitos. Os temas ambientais mais importantes para os diferentes grupos sociais são aqueles que têm significado social e histórico para esses grupos, os que estão presentes na vida concreta das pessoas, ou seja, os temas ambientais locais.

Atualmente a degradação ambiental é um dos grandes problemas que desafia a humanidade. A poluição e a agressão à natureza já apresentam consequências demasiado sérias, inclusive ameaçando a nossa própria sobrevivência. Porém, segundo alguns especialistas, esse é um quadro que ainda pode ser revertido, desde que se comece urgentemente a lutar pela preservação dela e de nosso planeta.

Para isso é muito importante que todos nós nos engajemos nessa luta fazendo a nossa parte, realizando aquilo que está ao nosso alcance.

Uma das principais maneiras de nós, educadores, fazermos isso é através de uma educação ambiental ativa e transformadora. Levando os problemas ambientais para discussão em sala de aula, mobilizando os educandos para a pesquisa sobre tais temas, despertando o interesse sobre os mesmos, motivando-os para a apropriação dos conteúdos científicos em geral.