Projeto "Boneco Globalizado"

8º ano

maio/2012

Disciplina envolvida: Geografia
Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br
Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jzanuzzo@csj.g12.br

Coordenação:
Mara Cristina B. da S.Freitas
mfreitas@csj.g12.br
 

JUSTIFICATIVA

O desenvolvimento deste trabalho tem como princípio a relação existente entre a globalização e o consumo, considerando a complexidade das relações culturais e sociais que permeiam a interação entre os indivíduos. O estudo desenvolvido foi contextualizado a partir de fatos históricos pontuais que constituíram o processo de globalização perante os ciclos temporais e sua relevante relação com o consumo até chegarmos à contemporaneidade e, consequentemente, ao consumo moderno.

Baseado no cogito “Consumo, Logo Existo” e no poema de Carlos Drummond de Andrade ‘Eu, Etiqueta” remetemos o nosso aluno a um entendimento: a identificação e o pertencimento de determinado indivíduo perante sua própria sociedade, em sua própria realidade.

Cada vez mais, crianças e adolescentes vivem em uma sociedade altamente consumista que valoriza as marcas do jeans, do tênis, do celular. Tudo isso está de acordo com determinados padrões estabelecidos, sendo esses os sonhos de consumo de bilhões de jovens mundo afora. Assim, nada mais oportuno que refletir em casa, na escola ou em qualquer lugar sobre o significado do consumo desenfreado, suas consequências para o meio ambiente, para a vida do planeta e para a própria vida daqueles que estão diretamente inseridos nesse contexto.

Os jovens podem não ter a mesma visão que um adulto sobre o problema do consumismo, mas, sem dúvida, são impulsionadores e questionadores de mudanças e hábitos. Se o consumo consciente for problematizado, discutido e vivenciado por eles,  passa a ser mais dialogado, menos unilateral e eles também se transformam em atores sociais, com um olhar crítico em relação à mídia e à publicidade. É a partir de uma educação responsável que se consegue promover mudanças nos pensamentos e nas atitudes das crianças e dos jovens.


Álbum de fotografias