TERRÁRIO:

permite explorar os passos de uma investigação científica.

9º ano

abril/2011 
  
Com o terrário pode-se demonstrar que a natureza mantém-se equilibrada sem a interferência humana. Como um ambiente fechado em um vidro com plantas, pedras, areia e terra torna-se sustentável?
  
Questões desse tipo dão início à investigação científica que aborda os seguintes passos: observação, registro, hipótese, experimentação e conclusão.
  
Os terrários são flexíveis no sentido de que alunos de várias faixas etárias, desde as séries iniciais, podem utilizar-se desse recurso para a aquisição de conhecimentos científicos e ecológicos. Os terrários aqui apresentados foram confeccionados por alunos de 9º ano, com o objetivo do estudo de Química e Física, pela observação da respiração, transpiração e fotossíntese.
  
Seria menos trabalhoso colocar um esquema na lousa, mas só o ensino prático e contextualizado gera a investigação, força motriz para as grandes e pequenas descobertas.
 
A educação científica contribui para a formação de cidadãos responsáveis com o meio ambiente e com o planeta.
     
Profª. Elisete Filomena Ferraresi dos Reis
ereis@csj.g12.br

 


Álbum de fotografias