SNACK – Studying for fun

8º ano

novembro/2011

 

Disciplina: Língua Inglesa
Série: 8º ano do Ensino Fundamental

Dias: 22, 23 e 24 de novembro de 2011
 

JUSTIFICATIVAS

         É sabida a importância do estudo de Língua Inglesa devido sua representatividade mundial, nos quesitos acadêmicos, profissionais e relações sociais. Esse aprendizado torna-se mais eficaz e natural quando os aprendentes são expostos às situações de interações reais de uso da língua estrangeira, somados a materiais autênticos para a aquisição de vocabulário e estruturas gramaticais.

Segundo BROWN (2001) quanto mais a criança está exposta ao vocabulário e estrutura maior será a retenção no processo de aprendizagem e no desenvolvimento de suas habilidades linguísticas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sobre o aprendizado de língua estrangeira, relata:

O desenvolvimento da habilidade de entender/dizer o que outras pessoas, em outros países, diriam em determinadas situações leva, portanto, à compreensão tanto das culturas estrangeiras quanto da cultura materna. Essa compreensão intercultural promove ainda, a aceitação das diferenças nas maneiras de expressão e de comportamento. (disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf)
 

         Para atingirmos tal objetivo, foi desenvolvida uma atividade extraclasse que reuniu os conceitos e princípios para o aprendizado significativo possibilitando o conhecimento mais sólido.

OBJETIVOS 

         Propiciar uma atividade extraclasse com situação real de aprendizado, sendo este um lanche realizado no Espaço Livre do Colégio.

·        Interação entre amigos.

·        Prática de vocabulário e estruturas gramaticais aprendidas.

·        Desenvolver habilidade oral (speaking) 

METODOLOGIA 

·        Primeira abordagem em sala de aula sobre os objetivos da atividade.

·        Divisão entre alunos sobre o que cada um levar.

·        Determinação das regras, sendo elas, a necessidade de falar em inglês para poder se servir. Ênfase do erro como aprendizagem.

·        Tomar um lanche juntos no Espaço Livre.

·        Feedback dos alunos. 

BIBLIOGRAFIA 

BROWN, H. Douglas, Teaching by principles: and interactive approach to language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.

Disponível em 17 de outubro de 2011: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf

 

Profª Carla Sempionato Carrer
ccarrer@csj.g12.br

Coordenação: Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br