Reutilizar sim, desperdiçar não!

8º ano

março/2011
  

          Planejar as compras, o cardápio da semana e servir-se apenas do necessário, são atos que evitam o desperdício de alimentos e o acúmulo de sobras. No entanto, isso nem sempre é possível e, muitas vezes as sobras são inevitáveis. O que fazer? Jogar no lixo ou reutilizar?

          Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Agostiniano São José, estudando alimentação e nutrição, optaram por reutilizar os alimentos pesquisando e elaborando receitas no reaproveitamento das partes descartáveis como talos, cascas, sementes, folhas, na preparação de tortas, sucos, bolos, geleias , etc. A finalidade é mostrar o aproveitamento integral dos alimentos, além de diminuir os gastos com alimentação e melhorar a qualidade nutricional, reduzindo o desperdício e tornando possível a criação de novas receitas.

          Na sequência, realizou-se visita a Cozinha Didática do SESI, com palestra interativa da nutricionista Silvia Valiani Marques, apresentando aos alunos o programa “Alimente-se bem”, onde o SESI tem um papel educativo com o objetivo de ensinar a reutilizar os partes descartáveis dos alimentos, culminando com o preparo e degustação do suco de casca de mamão com laranja e limão.

          O projeto será finalizado com a apresentação de um livro com as receitas selecionados e preparadas pelos alunos na “SEMANA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE” em junho próximo, com o tema “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”, mediante as atitudes concretizadas: reduzir e reutilizar sempre, desperdiçar não!

      Profª Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br

  Álbum de fotografias

 

  Visite o site do SESI SP - Alimentação