dezembro/2011
No curso Moderno e Contemporâneo: diálogos entre o Museu Lasar Segall e a Bienal de São Paulo tivemos a oportunidade de fazer uma reflexão sobre a Arte Contemporânea, exposta na 29ª Bienal de São Paulo e a Arte Moderna, através da exposição da artista Fayga Ostrower (mostrando também a faceta pouco conhecida da artista: a de ilustradora) e das obras de Lasar Segall.
O curso nos possibilitou uma nova visão e percepção da Arte Contemporânea, podendo compreender que a obra de arte nos inspira modos de vida, olhares e sensações, que nascem quando se dialoga com o seu espectador.
Essas obras que a princípio nos causam estranheza permitem-nos viajar pelo imaginário, despertando sensações nem sempre agradáveis e inserindo-nos dentro dela. Foi possível também, observar uma obra de Arte Moderna, analisando-a, buscando encontrar algo de contemporâneo, através de questionamento e nova leitura.
Há um leque de possibilidades a se desenvolver com os alunos nesse processo de análise, apreciação e fruição das obras de arte, antes mesmo de criá-las.
Essas imersões no conhecimento específico de cada área, proporcionadas pela formação continuada dos professores, agregam essa experiência renovada ao cotidiano em sala de aula.
Profª. Maria Marcelina
Barbosa de Moraes
mmoraes@csj.g12.br
![]() |
![]() |
A
professora Marcelina em curso de artes no Museu Lasar Segall |
Escultura
de Segall |