Receitas recicláveis

8º ano

outubro/2011

Livro elaborado por alunos oferece
receitas recicláveis para o dia a dia

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Agostiniano São José, estudando alimentação e nutrição, optaram por reutilizar os alimentos. Eles pesquisaram e elaboraram receitas reaproveitando partes descartáveis dos produtos, como talos, cascas, sementes, folhas, entre outras, na preparação de tortas, sucos, bolos, geléias e outros alimentos que podem ser consumidos no cotidiano.

Os alunos realizaram uma visita à Cozinha Didática do SESI, onde ouviram uma palestra interativa da nutricionista Silvia Valiani Marques, apresentando o programa “Alimente-se bem”, no qual o SESI desenvolve um papel educativo, com o objetivo de ensinar a reutilizar as partes descartáveis dos alimentos. O encontro culminou com o preparo e degustação do suco de casca de mamão, com laranja e limão.

O projeto, então finalizado, resultou na edição de um livro – “Receitas recicláveis”, com as receitas selecionadas e preparadas pelos alunos na “SEMANA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE”, ocorrida em junho de 2011, cujo tema foi “FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA”, que propunha atitudes concretas para “reduzir e reutilizar sempre”, e “não desperdiçar nunca!”.

Todo o projeto foi coordenado pela professora Vera Regina de Oliveira (Branca), com a supervisão da professora Mara Cristina B. da S. Freitas, coordenadora pedagógica.

O livro “Receitas recicláveis”, editado pelo Departamento de Marketing e publicado pelo Colégio Agostiniano São José, foi lançado no dia 20 de outubro de 2011, no Espaço Livre do Colégio, com tiragem de 1.000 exemplares. Durante o lançamento, houve uma série de shows, cuja ficha técnica foi composta pelos próprios alunos, da seguinte maneira: 

Apresentadora: Helena Furquim Junqueira - 8º ano A 

Apresentações musicais:
- Antonio da Câmara Neto, abertura Hino Nacional - 6º ano B
- Lucas Tarraf Vaz e Thales Godinho Barbosa - 8º ano A
- Juliana Regina Strazzi Coqueiro e Nicole Ayumi Kodama - 8º ano B
- Ana Carolina Molas Colombo e Marina Cristine Fernandes Quintana - 8ºC

Objetivos, receitas e importância do projeto.
Aluna: Jade Silva Delamerlino
Aluno: Arthur Cesar dos Santos Minato
Aluna: Amanda Huga Magrini

Os livros foram autografados pelos autores, e distribuídos entre seus familiares e convidados. 
 

Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br
Coordenadora Pedagógica

Alaor Ignácio dos Santos Jr.
alaor@csj.g12.br

Coordenador de Marketing