Aprendendo Estatística na Passarela da Rodovia SP 310 (Washington Luís)

Coleta de dados estatísticos e cálculo de médias

9º ano

maio-junho/2011

 

 

A utilização da Estatística está disseminada nas mais diversas áreas do conhecimento: economia, comunicação, áreas medicas, sociais, governamentais etc.

Dentro da própria sala de aula, entre os alunos, pode-se destacar preferências por produtos, times de futebol, disciplina favorita, e com esses dados construirmos tabelas de freqüência e fazer cálculos estatísticos.

 

 OBJETIVOS

Estimular os alunos a:

-observar a aplicação dos dados estatísticos no mundo em que vivemos;

-reconhecer a importância da estatística;

-Interpretar dados estatísticos coletados em situações reais;

-construir tabelas e calcular médias;

-calcular porcentagem dos dados estatísticos.

 

  METODOLOGIA E COMENTÁRIOS

Primeiramente, todos os conteúdos pertinentes ao estudo dos dados estatísticos foram discutidos em aulas teóricas e práticas.

Divididos em grupos de 4 a 5 alunos, estes fizeram uma contagem, por determinado período de tempo estabelecido em sala, dos veículos que trafegam pela Rodovia SP 310 (Washington Luís), a partir da passarela que se localiza em frente ao prédio do Colégio São José.

 

Por fim, em grupos de quatro a cinco alunos, os alunos trabalharam com esses dados coletados, no cálculo de médias, transformação em porcentagem e uma discussão em torno dos números obtidos.

Aprender calcular médias, acima de tudo, é perceber que a média só é representativa se forem tomadas várias medidas e em horários diferentes, pois o fluxo de veículos varia no decorrer do dia.

Assim sendo, obter uma média diária (só com os dados anotados pelos alunos) seria um erro, pois coletamos os dados apenas em horário onde o fluxo de veículos tende a ser mais intenso

                                                               

Professores de Matemática:

Fernando Foresto Scannavino (fscannavino@csj.g12.br)

Marcelo Torres Branco (mtbranco@csj.g12.br)

 

Resultados da Pesquisa Estatística - Turmas A e B

Resultados da Pesquisa Estatística - Turmas C e D

 


Fotos